XII Congresso Mineiro de Clínica Médica

Regulamento dos Trabalhos Científicos


REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TEMAS LIVRES

Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.

1. DO PRAZO

A data limite e improrrogável para o envio dos resumos é o dia 25 de agosto de 2022. Após esta data as inscrições de temas livres serão consideradas encerradas.

2. DA PREMIAÇÃO

Os 3 melhores trabalhos apresentados como pôsteres serão premiados.

3. DAS REGRAS PARA A ELABORAÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

Somente serão analisados pela Comissão Científica de Trabalhos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e sistematização de conteúdos obrigatórios: 

  • Introdução: descrever as bases do conhecimento que motivaram e justificaram a realização do trabalho de modo claro e conciso, em uma ou duas frases;
  • Objetivos: enunciar claramente um ou dois objetivos do trabalho;
  • Delineamento e Métodos: As seguintes modalidades serão consideradas para apresentação no congresso: Estudo qualitativo (grupo focal ou entrevista estruturada), relato de caso, caso e controle, coortes (prospectivo/retrospectivo), relato de projetos de melhorias, ensaio clínico, revisão sistemática. Não serão aceitos trabalhos de revisão narrativa da literatura.
  • Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
  • Conclusões: observar a coerência com os objetivos e resultados do trabalho, de modo sucinto.

Observação: para os relatos de caso apenas serão aceitos aqueles de grande relevância para a prática clínica (diagnósticos facilmente despercebidos, apresentações atípicas, comorbidades ou circunstâncias como fator de confusão, etc). Nesse caso, as seções de Metodologia e Resultados, deverão ser substituídas por "Descrição do caso".

3.1. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.

É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução”; “Objetivos”; “Delineamento e Métodos”, “Resultados”, “Conclusões”.

  • Não serão aceitos resumos que não explicitem os resultados (Ex: “os resultados serão mostrados”).
  • O resumo não deverá conter o nome da instituição onde foi desenvolvido, agradecimentos ou fontes financiadoras.

3.2. DO ENVIO DOS RESUMOS

Os resumos dos pôsteres deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

As informações sobre co-autores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio.

As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato ABNT.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso. 

O autor-relator deve estar inscrito no congresso e será o responsável em cadastrar o resumo e poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo CINCO autores (UM autor-relator e QUATRO co-autores). 

ATENÇÃO:

NÃO será permitida a inclusão de novos co-autores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.

4. DATAS IMPORTANTES

Recebimento de Resumos: De 10/07/2022 a 25/08/2022 às 23h59.

Divulgação dos Resultados: 07/09/2022

5. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:

Revisão e Avaliação: todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;
  • Delineamento e metodologia adequados aos objetivos;
  • Clareza dos resultados apresentados;
  • Coerência da conclusão com os resultados.

6. DA ELABORAÇÃO, CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

O pôster impresso deverá ser elaborado no seguinte formato:

  • Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.
  • A menção às agências financiadoras deverá ser feita ao final do texto.
  • Estrutura e diagramação: Utilizar a mesma sistematização dos resumos: Introdução, Objetivos, Metodologias*, Resultados* (*ou "descrição do caso", quando se tratar de relatos de caso), Conclusão e Referências Bibliográficas.
  • O pôster deverá ser autoexplicativo, obedecendo à dimensão total de 0,90cm de largura x 1,20m de altura, tipo Banner (pôster com dimensões fora do padrão não poderá ser afixado no local de exposição.
  • As fontes utilizadas deverão permitir leitura a uma distância de 2 metros.
  • Fixação para exposição: Será de responsabilidade do apresentador a colocação e retirada do pôster no local de exposição, bem como pelos materiais para fixação de seu trabalho no espaço designado pela Comissão Organizadora e obedecendo a numeração que será divulgada no site do evento. Trabalhos não retirados em data e horários divulgados posteriormente serão destruídos.
  • Apresentação: Os painéis ficarão em exposição obedecendo escala divulgada no site do congresso quando da confirmação de que o trabalho foi aceito. Pelo menos um dos autores deverá permanecer no local durante o turno em que o trabalho será avaliado.

7. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso vinte dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR-RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.


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