Dados do Trabalho
Título
RELATO DE CASO: DOENÇAS NEUROMUSCULARES NO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DA HIPOXEMIA
Introdução
A abordagem da hipoxemia é frequente na rotina médica, sendo indispensável o conhecimento de suas causas para adequação terapêutica. Em geral, tratam-se de quadros típicos e simples, mas também podem apresentar-se como um desafio diagnóstico e demandar investigação extensa.
Objetivos
Descrever diagnóstico diferencial atípico de quadro de hipoxemia em ambiente hospitalar.
Descrição do caso
AMM, feminino, 75 anos. Hipertensa, ex-tabagista, asmática e coronariopata. Histerectomizada devido adenocarcinoma endometrial. Internada em contexto de sepse por colite pseudomembranosa, com achado incidental em exame de imagem de atelectasia importante e de nódulo pulmonar suspeito em LSD. Submetida a segmentectomia pulmonar, com macroscopia da peça reforçando suspeição do nódulo encontrado. Evoluiu em pós-operatório com hipoxemia persistente e hipercapnia. Inicialmente, a paciente demandava oxigênio em baixo fluxo com queixa de roncos ao dormir, sono não reparador e sonolência diurna. Ao exame, apresentava sibilos expiratórios, sem sinais de congestão. Considerada hipoxemia multifatorial: atelectasias em pós-operatório, descompensação asmática e provável síndrome de apnéia. Otimizada terapia broncodilatadora e prescrito CPAP noturno. Apresentou melhora clínica, tolerando desmame completo de oxigênio. Contudo, passou-se a observar ortopneia desproporcional ao contexto cardiopulmonar, sendo necessária expansão propedêutica. Ultrassom diafragmático, com redução de deslocamento nas incursões respiratórias e espirometria com distúrbio restritivo com redução importante do VEF1 e da CVF em decúbito. A hipótese de doença da musculatura respiratória tornou-se muito relevante, considerando síndrome paraneoplásica e/ou distúrbio neuromuscular. Realizada mudança na estratégia ventilatória, sendo iniciado BIPAP noturno, bem tolerado pela paciente. Eletroneuromiografia com desnervação ativa em C5 e C6 e reinervação em região cervical, membros superiores e inferior direito, preenchendo critérios de Awaji para doença do neurônio motor superior. Acionada equipe de Neurologia, paciente sem outras alterações em exame neurológico. Aventada hipótese diagnóstica de Esclerose Lateral Amiotrófica ou Síndrome Paraneoplásica.
Conclusões
O relato deste caso mostra o desafio da investigação da hipoxemia de causas extrapulmonares. Os diagnósticos diferenciais são desafiadores, considerando apresentações atípicas de doenças pouco comuns em ambiente hospitalar.
Palavras Chave
Hipoxemia; Doença neuromuscular; ELA; Esclerose Lateral Amiotrófica
Área
Trabalhos Científicos
Instituições
Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil
Autores
LARISSA AMORA GOMES, ALICE MOREIRA DOS SANTOS MARQUES, LORENA FREITAS FERREIRA