XII Congresso Mineiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

BOCIO INTRATORACICO COMPRESSIVO NAO TOXICO EM PACIENTE COM CONTRAINDICAÇAO A TRATAMENTO CIRURGICO: RELATO DE CASO

Introdução

O bócio multinodular compressivo não tóxico (BMN) possui como tratamento de primeira escolha a tireoidectomia. No entanto, quando a cirurgia é contraindicada, como ocorre no relato de caso a seguir, outras opções terapêuticas devem ser avaliadas.

Objetivos

Revisão de possibilidades terapêuticas não cirúrgicas para bócio multinodular compressivo não tóxico por meio da análise de relato de caso e descrição de resultados obtidos com a radioiodoterapia (RAI) após estimulação com hormônio estimulante da tireoide (TSH recombinante).

Delineamento e Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO
Paciente de 92 anos com múltiplas comorbidades, cardiopata grave (arritmia e valvopatia), BMN não tóxico e compressão sintomática de traqueia e esôfago. O alto risco cirúrgico levou à escolha da RAI como método terapêutico. Inicialmente, foi realizado pré-tratamento com metimazol para aumento do TSH, que foi interrompido devido à hepatite medicamentosa apresentada por elevação de transaminases. Em seguida, optou-se por RAI no pós-estímulo com dose baixa de TSH recombinante.

Resultados

Houve redução precoce – 6 meses após a RAI – do volume tireoidiano, de 59,6 cm³ para 38,1 cm³ (aproximadamente 36%), visto na US cervical e na TC de controle. Após o resultado inicial substancial, a redução pode, presumivelmente, ainda ocorrer ao longo dos meses subsequentes. Também ocorreu o relato de melhora significativa dos sintomas, principalmente quanto à disfagia e engasgos frequentes inicialmente apresentados

Conclusões

É possível atenuar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de pacientes com BMN não tóxico e sintomático e múltiplas comorbidades, sem intervenção cirúrgica. Neste relato de caso, descrevemos alternativas à intervenção cirúrgica e mostramos a eficácia e segurança do RAI sob estímulo do TSH recombinante no BMN.

Palavras Chave

bócio multinodular não tóxico, radioiodoterapia, TSH recombinante

Área

Trabalhos Científicos

Autores

LAURA NORMANDO FARNETTI, ANNA LUISA DE OLIVEIRA MELO, MARCUS TULIO ALVES MENDONÇA, GUSTAVO CANCELA PENNA