Trabalhos Científicos
1. Informações resumidas
- Data limite de submissão: 25/05/2023
- Data limite para inscrição do apresentador: 06/08/2023
- Limite de trabalhos por pessoa: 3
- Limite de trabalhos como apresentador: não há*
- Limite de autores por trabalho: 9
- Limite de caracteres para título: 250 caracteres (incluindo espaços)
- Limite de caracteres para o resumo: 2500 caracteres (incluindo espaços)
- Estrutura do resumo: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.
- Idioma do resumo: Inglês
- Formatos: oral e pôster (a Comissão Avaliadora poderá alterar o formato previamente escolhido.)
2. Divulgação dos resultados
A divulgação do resultado da avaliação será feita EM BREVE.
3. Publicação
Os trabalhos aprovados e selecionados serão publicados nos Arquivos de Neuro-Psiquiatria e já deverão ser submetidos em INGLÊS. Trabalhos submetidos em outros idiomas NÃO serão publicados.
4. Premiação
Os melhores trabalhos orais receberão:
1º Lugar – R$ 2.500,00
2° Lugar - R$ 2.000,00
3° Lugar - R$ 1.500,00
O melhor trabalho na categoria pôster receberá prêmio também: pacote completo para uma pessoa para o Congresso SBNI 2024.
5. Instruções para submissão de trabalhos
5.1. Os trabalhos deverão ser submetidos no sistema online do Congresso obedecendo às regras sequenciais descritas abaixo. Resumos enviados por e-mail NÃO serão aceitos.
5.2 Para a submissão de trabalho, NÃO será necessária a inscrição prévia no Congresso, apenas a criação de cadastro no sistema. Para a inclusão do trabalho aprovado na programação, contudo, o apresentador deverá estar inscrito sob pena de exclusão do trabalho.
5.3. Para gerar o formulário de envio de trabalhos é necessário preencher o cadastro de inscrição, no entanto o pagamento não precisa ser realizado neste momento. Caso o autor que submeter o trabalho também seja o apresentador, é possível acessar o cadastro posteriormente e efetuar o pagamento, de acordo com valor na tabela de inscrição vigente.
5.4. É possível salvar o trabalho e alterá-lo até o momento da submissão. A partir de então, não será mais permitido fazer alterações.
5.5. Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores. O(s) autor(s) do trabalho que estiver(em) inscrito(s) e comparecer(em) ao congresso terá(ão) acesso ao certificado.
5.6. A Comissão Organizadora reserva o direito de excluir os trabalhos que não seguirem as normas estipuladas para o congresso.
5.7. Toda a comunicação será por e-mail com o autor correspondente que deverá encarregar-se de repassar aos coautores as informações passadas. O site do Congresso também será atualizado, mas é imprescindível a verificação dos contatos feitos por e-mail.
5.8. Estão disponíveis as seguintes categorias para submissão:
a) » Cefaleias e demais transtornos paroxísticos não epilépticos
b) » Doenças cerebrovasculares e terapia intensiva em neurologia infantil
c) » Doenças neuromusculares
d) » Epilepsias
e) » Erros inatos do metabolismo
f) » Malformações do sistema nervoso central
g) » Manifestações neurológicas das doenças sistêmicas
h) » Neoplasias
i) » Neurogenética
j) » Neuroimagem
k) » Neuroimunologia, esclerose múltipla e outras doenças desmielinizantes
l) » Neuroinfecções
m) » Neurologia neonatal
n) » Outros
o) » Paralisia cerebral
p) » Reabilitação
q) » Transtornos do movimento
r) » Transtornos do sono
s) » Transtornos neuropsiquiátricos e distúrbios de aprendizagem
5.9. Atenção** Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão uma reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível realizar alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Em nenhum momento a equipe do Congresso poderá fazer quaisquer alterações nos trabalhos enviados.
6. Como enviar seu trabalho
6.1. Acesse o site do evento.
6.2. Clique em trabalhos científicos e depois em enviar.
6.3. Caso já tenha cadastro entre com seu e-mail e senha, do contrário realize seu cadastro preenchendo o formulário.
6.4. No menu localizado à direita da tela acesse "trabalhos".
6.5. Preencha os dados do trabalho: o autor deverá informar a categoria do trabalho e as instituições às quais os autores pertencem ou que estiveram envolvidas no trabalho.
6.6. Assinale a modalidade preferencial = Apresentação Oral OU Pôster Eletrônico. O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha.
6.7. Preencha os dados dos autores: Cada trabalho poderá conter até 09 autores. OBRIGATÓRIO INFORMAR TODOS OS NOMES COMPLETOS, SEM ABREVIATURAS.
6.8. Preencha os dados do resumo: * Título *Introdução *Objetivo *Métodos *Resultados *Conclusões *Palavras-chave.
6.9. Confira o resultado final de seu trabalho e, assim que desejar, até o dia 22/08/2022, envie seu trabalho.
7. Preparação de resumos
7.1. Idiomas: O resumo deve ser enviado em INGLÊS. É fundamental que esteja gramaticalmente correto, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do mesmo.
7.2. Cada trabalho poderá conter até 09 autores
7.3. Cada autor poderá enviar até 03 trabalhos por inscrição.
7.4. O sistema formata automaticamente os nomes dos autores para publicação. Preencha os campos conforme solicitado pelo sistema.
7.5. O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres, com espaços, somando todas as estruturas do trabalho, com exceção do título. O sistema fará a contagem automática dos caracteres do resumo.
7.6. O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.
Título: deve ser conciso e sem abreviações, além de refletir o escopo do estudo a ser apresentado; Limite de 250 caracteres
Introdução: Breve apresentação do trabalho;
Objetivo: ressaltar a sua motivação;
Métodos: descrever sucintamente o material avaliado e o método empregado em sua avaliação;
Resultados: achados relevantes com dados estatísticos e com a respectiva relevância;
Conclusões: ressaltar as principais conclusões do estudo;
Palavras-chave: Inserir de 3 a 5 palavras-chave (key words).
7.7. Os resumos de Pôster - Relatos de Caso deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.
7.8. O texto deve ser objetivo e conciso, com informações essenciais em suas diferentes sessões. O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
7.9. Gráficos, figuras e tabelas não serão aceitos no resumo.
7.10. A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no resumo.
7.11. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
7.12. Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e/ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
7.13. Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.
7.14. Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos dos fármacos, escritos em letras minúsculas.
7.15. Agradecimentos e suporte financeiro, se incluídos, deverão vir ao final do resumo.
8. Divulgação dos trabalhos aprovados
8.1. A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.
8.2. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
8.3. A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa.
8.4. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
8.5. A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.
8.6. Os autores receberão por e-mail a notificação de aprovação do trabalho EM BREVE.