Congresso Pernambucano de Clínica Médica

Normas de Submissão


REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio.

1. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO DOS RESUMOS

Somente serão analisados pela Comissão Científica os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios: 

  • Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;
  • Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;
  • Delineamento e Métodos: Obrigatoriamente indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico, relato de caso, etc.). 
  • Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
  • Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.

Obs.: Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura.

Tratando-se de trabalho na modalidade relato de caso, serão aceitos apenas aqueles que comprovarem relevância de interesse para a prática clínica, segundo julgamento e critérios da Comissão Científica. Nos trabalhos tipo relatos de caso, no local de Metodologia e Resultados, deverá vir a Descrição do caso.

1.1. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.

É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”.

  • Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.
  • Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
  • Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição onde o trabalho foi desenvolvido.

1.2. DO ENVIO

Os resumos deverão ser enviados exclusivamente através de formulário online disponível no site. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

O autor responsável pelo envio deverá estar com a inscrição confirmada no Congresso e será o responsável em enviar o resumo, podendo ser o responsável por no máximo 2 trabalhos. Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo 5 autores (um autor-relator e quatro co-autores). 

Não será permitida a inclusão de novos co-autores após o envio do resumo.

As bibliografias consultadas não devem ser enviadas.

2. DO PRAZO

A data limite para o envio dos resumos é até o dia 12/08/2024. Após essa data, as inscrições serão consideradas encerradas. Posteriormente à aprovação e divulgação de resumos, dará-se em seguida, a data do recebimento de E-pôsteres até 15/09/2024.

3. DATAS IMPORTANTES

Informações Período
Recebimento de Resumos 10/11/2023 até 12/08/2024
Divulgação dos Resultados 02/09/2024
Recebimento dos E-pôsteres 15/09/2024

4. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:

Revisão e Avaliação: todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;
  • Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;
  • Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
  • Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.

Os dez (10) melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral. Os três primeiros colocados receberão o certificado de colocação (1°, 2° e 3° lugar).

5. FORMATAÇÃO DO E-PÔSTER

Descrevem-se abaixo orientações importantes para envio do trabalho no formato final de apresentação e-pôster, o qual deverá ser confecionado após o resultado das avaliações. O e-pôster deverá ser apresentado no seguinte formato:

  • Após o resumo ter sido aprovado, deverá ser enviado através da área do congressista,.
  • O e-pôster deverá ser autoexplicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos: Titulo, Autores e afiliações institucionais, Introdução (justificativa/fundamentação), Objetivos, Delineamento/Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões/Considerações finais e Bibliografia (adotar normas ABNT).
  • O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação.
  • Será de responsabilidade do apresentador o envio do e-pôster,  até a data prevista neste regulamento.
  • Na primeira e segunda linha deve constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.
  • A menção às agências financiadoras deverá ser feita ao final do texto.
  • O e-pôster deve ser criado em Power Point e enviado em formato PDF. O sistema não aceitará arquivos em outro formato.
  • Os e-pôsteres ficarão expostos durante todo o Congresso através de totens (plataforma digital) 
  • Em breve acesse aqui o layout padrão de apresentação.

6. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site após o término do evento. Será fornecido apenas um certificado por trabalho, em nome do autor-relator (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.

7. DA PREMIAÇÃO

Na apresentação dos resumos, a Comissão Científica avaliará os mesmos e determinará a premiação para o melhor trabalho, na colocação de 1° lugar.

• R$ 2.000,00 (dois mil reais) - 1° lugar

8. DA PUBLICAÇÃO

Os trabalhos aprovados e apresentados durante o congresso serão publicados no site do Congresso.

 

CLIQUE AQUI PARA SUBMETER O RESUMO