CSBBM 2022 - Congresso Latinoamericano de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DOS EXTRATOS HIDROETANÓLICOS DE RESÍDUOS DO TAMARINDUS INDICA

Fundamentação/ Introdução

A busca por novas formas terapêuticas baseadas em extratos de plantas tem sido amplamente pesquisada como antioxidante e antiinflamatória. De acordo com a literatura, o fruto do Tamarindus indica, chamado tamarindo, possue altas concentrações de fenólicos, podendo haver uma alta atividade antioxidante.

Objetivos

Avaliar a atividade antioxidante dos extratos de resíduos de tamarindo descartados pela indústria alimentícia.

Delineamento e Métodos

Foi preparado extrato hidroetanólico (70%) da semente, casca e folha da tamarindo. Esse material foi liofilizado para a realização de ensaios antioxidantes in vitro, como a capacidade antioxidante total (TAC-ABTS), capacidade redutora do íon ferro (FRAP) e capacidade de neutralização do radical DPPH. Além disso, foi quantificado o conteúdo total de compostos fenólicos e flavonoides, utilizando o ácido gálico e catequina como padrão.

Resultados

Dentre os extratos estudados, o extrato da semente demonstrou maior poder antioxidante, apresentando uma IC50 de 6,21μg/mL para TAC-ABTS, 4,69μg/mL para DPPH e um KFRAP de 0,258. Os extratos de casca e folha atingiram resultados semelhantes, tendo uma IC50 de 34,05 e 21,01μg/mL para TAC-ABTS, 18,4 e 15,81 μg/mL para DPPH e um KFRAP de 0,0488 e 0,0452, respectivamente. Além disso, o extrato da semente demonstrou altas quantidades de grupos fenólicos e flavonoides (263,27μg(AGEs)/mg de extrato e 295,16μg(CEs)/mg de extrato respectivamente) quando comparado aos outros extratos.

Conclusões/ Considerações Finais

Os extratos hidroetanólicos de resíduos de tamarindo apresentaram uma alta atividade antioxidante nos estudos in vitro, sendo que o extrato da semente mostrou-se uma maior potencial antioxidante provavelmente decorrente da alta concentração de grupos fenólicos e flavonóides presentes no mesmo.

Palavras-Chave

Tamarindo; Fenólicos; Flavonóides.

Área

Tema Livre

Instituições

Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil

Autores

Gustavo Henrique Souza, Beatriz Paes Silva, Rosane Marina Peralta, Adelar Bracht, Anacharis Babeto Sá-Nakanishi