13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE VIDA DOS FISIOTERAPEUTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Introdução

Na atualidade, o tema qualidade de vida (QV) no trabalho tem sido muito debatido pelos pesquisadores desta área, pois está diretamente relacionada à satisfação do profissional no desempenho de suas funções, que resultam em maior produtividade. O adoecimento do trabalhador, sua insatisfação pessoal, as más condições ergonômicas, por vezes, a falta de incentivo salarial e de benefícios, são fatores que influenciam na produtividade e estão diretamente ligadas a qualidade de vida.

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida dos Fisioterapeutas do estado de Santa Catarina, caracterizando os fisioterapeutas quanto aos dados coletados no questionário de caracterização profissional; analisar as informações obtidas através da aplicação do questionário da qualidade de vida; descrever os domínios da qualidade de vida presentes no questionário WHOQOL-bref; e comparar as variáveis do questionário de caracterização profissional.

Metologia

A população foi composta inicialmente por 10.149 profissionais fisioterapeutas, independente de idade, gênero e área de atuação, atuantes tanto no setor público e privado em Santa Catarina. Foram excluídos da pesquisa os profissionais fisioterapeutas não atuantes, ou atuantes fora da área abrangência da pesquisa, bem como os que não respondessem a pesquisa. Foi aplicado o questionário WHOQOL-bref aliado a um questionário específico de caracterização profissional.

Resultados

Um total de 103 profissionais participaram da pesquisa. A QV se encontra classificada como regular, e apesar dos domínios psicológico e ambiental apresentarem menores escores quando comparados aos demais, todos os quatro ficaram com classificação regular, apresentando pouca variação nos valores. Além disso, observou-se que os profissionais apresentam uma boa autopercepção sobre sua QV, tendo em vista que, os valores gerais obtidos no questionário são semelhantes às médias dos escores obtidos na questão de autoavaliação de QV. Existem vários fatores que interferem na QV como para os fatores físico, social, psicológico e ambiental, com maior ênfase nos dois últimos.

Discussão

Os fatores presentes na vida do indivíduo e sua satisfação com os mesmos são determinantes para uma boa QV, essa pode sofrer diferentes interferências tanto de patologias, como hábitos de vida, e o bem estar mental e físico, na saúde e trabalho precisam estar presentes para um desfecho satisfatório. Nesta pesquisa observou-se que a auto-avaliação dos profissionais sobre a sua QV assemelha-se à média total obtida, ou seja, os indivíduos possuem uma boa percepção sobre como sua QV se encontra.

Conclusão

A QV de maneira geral se encontra classificada como regular. O instrumento WHOQOL-bref foi eficaz na avaliação da QV dos profissionais, mas, há o indicativo da necessidade de promover diferentes estratégias de divulgação para abranger um maior número amostral, visto que houve pouca adesão neste formato.Sugere-se a realização de novas pesquisas a fim de comparar as variáveis e os domínios de forma mais específica.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Qualidade de Vida, Fisioterapeuta e Trabalho

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Saúde Pública

Instituições

Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC São Miguel do Oeste - Santa Catarina - Brasil

Autores

SANDROVAL TORRES, Adriana Dessuy, Luana Alban, Maiara Heberle, Samara Gasparin