13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

Efeitos das manipulações musculoesqueléticas em pacientes que apresentam bruxismo.

Introdução

O Bruxismo é definido como um distúrbio relacionado ao sono, o qual é caracterizado pelo movimento de apertar ou ranger os dentes durante o sono ou acordado. Essa condição acarreta diversa consequências como a dor nos músculos mastigatórios e pescoço, disfunção temporomandibular (DTM) e limitação da amplitude de movimento mandibular. Estudos atuais têm apontado que as manipulações musculoesqueléticas (MME) tem promovido diversos efeitos sobre o bruxismo e suas consequências associadas.

Objetivo

Verificar os efeitos das manipulações musculoesqueléticas sobre o bruxismo e suas consequências associadas.

Metologia

Realizou-se uma pesquisa na plataforma SciELO e bases de dados Pubmed, Medline, Lilacs, Scopus e Web of Science através dos seguintes descritores “Musculoskeletal Manipulations” e “bruxism” com o auxílio do operador booleano “and”. Foram utilizados como critérios de inclusão os artigos contidos no intervalo de tempo compreendido entre 2013 e 2023, além de apresentarem o idioma português, inglês e espanhol, já os critérios de exclusão foram os artigos duplicados e que não abordassem a temática.

Resultados

Após a pesquisa foram encontrados um total de 19 artigos, em seguida foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão o que resultaram em 4 artigos que compõem o escopo da pesquisa.

Discussão

Observa-se que as manipulações musculoesqueléticas através da massagem terapêutica, para o relaxamento muscular, e da massagem com exercício, para o alongamento muscular, promovem tanto a redução da dor dos músculos mastigatórios quanto ao ganho de amplitude da abertura bucal. Ademais, as MMA associada ao uso da placa oclusal causaram uma redução significativa nos sintomas causados pela DTM. Além disso a MME associada ao Kinesio taping diminuíram a dor da região mandibular e temporal.

Conclusão

A utilização das manipulações musculoesqueléticas apresentou diversos efeitos benéficos sobre o bruxismo e suas consequências, a exemplo da redução da dor nos músculos mastigatórios, assim como da dor na região mandibular e temporal, além da sintomatologia causada pela DTM, promoveu, inclusive, aumento da amplitude de abertura bucal e proporcionou, consequentemente, maior saúde e qualidade de vida para essas pessoas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia; Manipulações Musculoesqueléticas; Terapias Manuais; Dor; Bruxismo; Músculos Mastigatórios; Disfunção Temporomandibular; Odontologia;

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Terapias Manipulativas

Instituições

FAM - Pará - Brasil

Autores

DANIELA SENA RIBEIRO, Ramon Ferreira Ribeiro , Lorena Rodrigues Da Silva , Keila Letícia Moraes Rodrigues