13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DA DISTANCIA INTER-RETOS POR ULTRASSONOGRAFIA NO PERIODO POS-PARTO REMOTO: DADOS PRELIMINARES

Introdução

A ultrassonografia (US) musculoesquelética tornou-se uma ferramenta valiosa na pesquisa e prática clínica em fisioterapia. Uma de suas aplicações é a mensuração da distância inter-retos (DIR) ao longo da linha alba a fim de investigar a presença da diástase dos músculos retos abdominais (DMRA) patológica.

Objetivo

Identificar a DIR por meio da US em mulheres primíparas no pós-parto remoto.

Metologia

Dados preliminares de estudo observacional com 4 puérperas primíparas, realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A US 2D foi utilizada para mensurar a DIR em 4 locais: borda umbilical superior (U), ¼ (AU2) e ½ (AU1) da distância da borda umbilical superior ao processo xifoide, e ¼ da distância da borda umbilical ao púbis (BU); durante o repouso; flexão de tronco; e contração do assoalho pélvico (AP). A análise foi descritiva por meio de média e valores brutos das medidas.

Resultados

A média de idade das participantes foi de 28,5 anos, variando entre 21 e 34 anos, e a média de tempo de pós-parto foi de 4,75 meses, variando entre 2 e 8 meses. Em média, o local que apresentou maior DIR foi em U (2cm) durante o repouso. A participante 4 apresentou maiores valores da DIR em AU1 no repouso (1,71cm) e em AU2 na contração de AP (2,29cm). Já a participante 2 apresentou maiores valores da DIR em U no repouso (2,56cm) e em BU na contração de AP (1,88cm).

Discussão

A comparação entre as medidas da DIR só é possível se forem realizadas no mesmo local anatômico e ainda não há consenso na literatura sobre esse aspecto (OPALA-BERDZIK et al., 2023). Mota et al. (2018) ao mensurarem a DIR com o US em 84 mulheres primíparas após o parto em 3 pontos ao longo da linha alba, relataram que a maior DIR está localizada 2cm acima da cicatriz umbilical. Em contrapartida, no nosso estudo, o local que teve a maior média de DIR foi a borda umbilical superior.

Conclusão

Nas mulheres analisadas com esses dados preliminares, percebeu-se os valores da DIR na borda umbilical, acima e abaixo dessa foram maiores durante o repouso e na contração do AP. Sabendo que a DMRA é uma preocupação para as mulheres no período pós-parto, esse estudo abre caminho para novos trabalhos envolvendo essas temáticas na população em questão.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Diástase muscular. Músculos abdominais. Distúrbios do assoalho pélvico. Período pós-parto. Ultrassonografia.

Área

Série de casos

Categoria

Fisioterapia em Saúde da Mulher

Instituições

UDESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

CRISTIANE KILIAN