XXII Sul Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia & XIV Congresso Catarinense de Ortopedia e Traumatologia

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: lesão complexa exposta em pé com emprego da técnica de Figueiredo

Introdução

As fraturas expostas no pé são geralmente decorrente de acidentes de motocicleta, traumas que estão cada vez mais frequentes. As fraturas nos metatarseanos são as mais frequentes nos ossos do pé, e quando expostas apresentam-se mais complexas com perda de partes moles na região dorsal, devido a exposição e perda de tecidos moles nobres e muitas vezes com presença de fraturas cominutas nos metatarsos.
O tratamento das fraturas deve ser escalonado, principalmente nas fraturas expostas com perda de partes moles e sem cobertura da estrutura óssea, por serem de difícil resolução. Somado a isso, estas lesões são de difícil tratamento nos hospitais que não oferecem atendimento de alta complexidade.
As fraturas expostas no pé geralmente apresentam-se com perda de partes moles e óssea, são de difícil tratamento, devido a complexidade da estabilização das fraturas dos metatarseanos e controle da contratura tecidual secundária e alto risco de infecção.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é descrever conduta e o resultado do curativo de figueiredo em um caso de fratura exposta grave de antepé.

Descrição do Caso

Descrevemos caso de paciente vitima de acidente de moto com perda de substancia e fratura cominuta e exposta em pé direito, submetido a tratamento inicial de controle de danos na emergência, com fixação com placa e com cobertura inicial da ferida com o curativo de figueiredo em segundo tempo com troca semanal do curativo até o enxerto de pele e possibilitando a carga com seis semanas.

Conclusão

O tratamento pelo método de figueiredo mostrou-se efetivo para a proliferação tecidual e manter a fratura exposta como um meio fechado, permitindo controle da infecção e a granulação tecidual. A regeneração tecidual permitiu a cobertura com enxerto e a carga precoce e retorno do paciente as suas atividades muito próximo ao manuseio de uma fratura complexa do antepé de forma fechada.
A técnica de figueiredo modificada, se demonstrou um opção barata, factível e de fácil manuseio para fratura com desluvamento do antepé com bom resultado em nosso caso

Palavras Chave

Fratura metatarso, fratura exposta, infecção, curativo

Área

PÉ E TORNOZELO

Autores

MÁRIO KUHN ADAMES, MÁRIO KUHN ADAMES, MARIELA GOULART ADAMES, MARIELA GOULART ADAMES, RAPHAELLA TAMBOSETTI DIAS, RAPHAELLA TAMBOSETTI DIAS