XXII Sul Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia & XIV Congresso Catarinense de Ortopedia e Traumatologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES EM FILA DE ESPERA PARA REVISÃO DE ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL COM TRANSPLANTE ÓSSEO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA

Introdução

A artroplastia total do quadril (ATQ) apesar de ser uma das cirurgias mais bem sucedida da medicina, com o aumento da longevidade populacional, podem necessitar de uma cirurgia de revisão ( artroplastia de revisão total do quadril - RATQ ). Essas RATQ’s possuem um grau de complexidade significativamente maior, além de necessitar de materiais especiais, podem exigir o transplante de tecidos homólogos e técnicas de reconstrução acetabular e femoral. Esse estudo busca compreender com riqueza de detalhes, as características e a gravidade dos casos dos pacientes na fila de artroplastia de revisão com necessidade de enxerto oriundo de banco de tecidos em um hospital de referência, devendo gerar hipóteses para celeridade e solução da problemática.

Material e Método

Trata-se de um estudo transversal, observacional. Havia 69 pacientes aguardando RATQ com uso de enxerto homólogo. Realizou-se entrevistas e avaliações dos pacientes, durante as quais houve esclarecimento sobre os riscos e motivações do estudo, bem como assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Aprovação pelo Comitê de Ética número CAAE 38494720400000110. Foram coletados dados socioeconômicos, clínicos e realizados exames de imagem. Os defeitos ósseos foram dimensionados conforme a classificação de Paprosky. As comorbidades foram dimensionadas através do Índice de Comorbidades de Charlson (ICC), e avaliação funcional pelo Harris Hip Score (HHS).

Resultados

58 pacientes foram incluídos, idade média é 63 (+/-11) anos. 60,4% dos pacientes realizaram pelo menos uma RATQ prévia, o tempo médio de espera era 3,5 anos, soltura asséptica acetabular era a indicação mais comum. O ICC médio era 3%, HHS médio foi 41(10.6 a 80). Pela classificação de Paproski, o tipo 2C com 19(35%) no lado acetabular, foi o mais prevalente. No Lado femoral, predominaram defeitos mais simples, sendo 23 (39,6%) tipo 2 e 22 (37,9%) tipo1. Os pacientes na fila de espera fazem uso frequente de analgésicos, sendo AINE a classe individual de analgésico mais usada. Não foi encontrada correlação entre o ICC e os três tipos de Paprosky mais prevalentes na amostra (2B, 2C e 3A). As ocorrências dessas três categorias parecem estar uniformemente distribuídas em relação às faixas consideradas para o ICC, sem associação detectável (p = 0.5).

Conclusão

O perfil do paciente que aguarda cirurgia de revisão de ATQ é composto primariamente por idosos aposentados por invalidez, com baixa escolaridade, de baixa renda e distribuídos igualmente entre sexos.

Palavras Chave

Quadril, Charlson

Área

QUADRIL

Categoria

Estudo Clínico

Autores

DOUGLAS KOSVOSKI DE OURIQUE, CARLOS MIGUEL MIRANDA VILLALBA, RENATO LOCKS, FERNANDO MARTINS DE PINA CABRAL, LUCIO CAPELLI TOLEDO DE ARAUJO