XXII Sul Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia & XIV Congresso Catarinense de Ortopedia e Traumatologia

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS INTRAOPERATÓRIAS NA RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR UTILIZANDO O SISTEMA DE FIXAÇÃO DE BOTÃO POR SUSPENSÃO FEMORAL

Introdução

Os desafios na reconstrução do LCA com tendões flexores são o resultado funcional e a possível re-ruptura. Trabalhos anatômicos relatam que o tamanho do LCA varia entre 3,5cm e 4cm, porém, poucos trabalhos aferiram, intra-operatoriamente, o tamanho do enxerto intra-articular. Na utilização do EndoButton é importante a avaliação transoperatória do comprimento do LCA, pois assim é possível aproveitar o enxerto sem comprometer o sistema de fixação, obter maior quantidade de enxerto intra-túnel, evitar o efeito “bungee Cord” e o alargamento do túnel femoral. Os valores aferidos variam com as medidas pôndero-estaturais. A mensuração dos valores intra-operatórios permite aumentar o diâmetro do enxerto com segurança, sem comprometer a fixação, otimizando a integração nos túneis e permitindo a escolha precisa do tamanho do tape do botão.

Material e Método

Entre março de 2018 e fevereiro de 2021, foram avaliados 91 pacientes, com ruptura aguda ou crônica do LCA, sendo utilizados os critérios: sexo, idade, peso, altura, IMC, medida dos túneis tibial e femoral, e a distância intra-articular. O trabalho foi realizado em Novo Hamburgo. Todos os pacientes foram operados pelo mesmo cirurgião, utilizando tendões flexores adaptados ao comprimento, ao diâmetro e às medidas intra-operatórias. A confecção dos túneis foi executada de forma independente, buscando a posição femoral “IDEAL”, e o túnel tibial seguiu as orientações anatômicas. As medidas intra-operatórias foram realizadas com um medidor do instrumental cirúrgico para reconstrução do LCA. Tais medidas, na confecção dos túneis, nos auxiliaram na decisão do tamanho do tape do botão a ser utilizado. Foram feitas marcações das medidas no enxerto a fim de auxiliar no tombamento do botão. Os valores aferidos com o medidor e as marcações intra-articulares do enxerto foram equivalentes.

Resultados

Foram estudados 91 pacientes(70 homens, 21 mulheres).O tamanho médio do ligamento (intra-articular)foi 20.03 mm,e a correlação do tamanho do LCA com a altura e o peso foram positivas. A idade média da amostra foi 30.58 anos; a média da estatura:174.22 cm; o peso médio:81,33 kg; e a média do IMC:26.75.

Conclusão

A medida intra-articular transoperatória do LCA mostrou-se um parâmetro importante para o aproveitamento do enxerto e para a escolha adequada do comprimento do botão. Nossos resultados mostraram comprimentos inferiores aos referenciados na literatura. São necessários novos trabalhos para a mensuração do real tamanho do LCA.

Palavras Chave

LCA
Joelho
EndoButton

Área

JOELHO

Categoria

Estudo Experimental

Autores

GIANA DANIELA HEXSEL, JOSE SALVADOR PANTOJA DOS SANTOS, RAFAEL FILIPPINI CARRARO, EWERTON RENATO KONKEWICZ, DANIEL LAUXEN JÚNIOR, JOÃO FERNANDO ARGENTO POZZI