Dados do Trabalho
Título
TESTE DE ESTABILIDADE DE EXTREMIDADE SUPERIOR DE CADEIA CINÉTICA FECHADA (CKCUES) ESTUDO DE CASO
Introdução
O esporte adaptado favorece a inclusão social e contribuindo para sua inserção no mundo esportivo.
Com aumento de jovens paratletas na natação, uma grande incidência de lesões no ombro tem sido ponto marcante, chegando a ser considerado por muitos autores como problema ortopédico comum aos nadadores afetando 60% dos atletas.
Os atletas paralímpicos estão mais suscetíveis a sofrerem lesões esportivas devido a fatores de comprometimento como força, desalinhamento anatômicos , marcha, coordenação, flexibilidade, sensibilidade de tônus devido aos altos riscos de lesões.
com número alto de lesões que tem surgido, há necessidade de fisioterapeutas desenvolverem programas de prevenção para diminuição dessas lesões e a melhora do desempenho desses atletas (Richard et al. e Cohen et al), Silva et al, 2015.
Objetivo
Avaliar os riscos de lesões nos atletas de alto rendimento do CEMUG( CENTRO ESPORTIVO UBALDO GONÇALVES); Traçar, desenvolver orientações visando na melhora do desempenho e na prevenção de lesões no esporte e esporte adaptado.
Métodos
Os testes funcionais (YBT-UQ e CKCUEST) foram adaptados de acordo com as características físicas e funcionais do atleta, aplicado 1 vez na semana durante 4 semanas, com objetivo de avaliar a estabilidade, potência, mobilidade escapular e torácica associado ao controle neuromuscular do core.
Resultados
No teste CKCUEST observou-se que no período de 4 semanas houve uma evolução semanalmente no score de potência, (1º semana 48,5111, 2º semana 51,9068, 3º semana 54,8175, 4º semana 58,2133).
O YBT-UQ durante as 4 semanas não teve valor relevante: Braço direito Medial, 1º semana 32%, 2 º semana 40%, 3º semana 43%
e na 4º semana 44%. Superolateral 1º semana 19%, 2 º semana 31% , 3 º semana 28% , 4 º semana 27%. Inferolataeral 1 º semana 22%, 2º semana 21%, 3 º semana 24%, 4 º semana 32%.
inferolateral 1º semana
Braço esquerdo Medial 1º semana 39%, 2º semana 40%, 3º semana 46%, 4º semana 46%. Superolateral 1ºsemana 20%, 2º semana
20%, 3º semana 22%, 4º semana 28%. Inferolateral 1º semana 26%, 2º semana 28%, 3º semana 26%, 4º semana 28%.
Conclusão
O CKCUEST demonstrou resultados satisfatório para esse atleta em específico, já o YBT-UQ não mostrou resultados relevante, sugere-se novas pesquisas de testes funcionais adaptados para atender a demanda de atletas paralímpicos de alto rendimento com maiores números amostrais e instrumentos de baixo custo, de fácil aplicabilidade e reprodução a fim de possibilitar para os mesmos e para os profissionais da área esportiva a capacidade de verificar a evolução do desempenho, identificações de lesões e o retorno ao esporte de maneira segura.
Relevância
Os testes funcionais são instrumentos para avaliar o rendimento, a competência, aptidão e comportamento dos indivíduos de forma quantitativa, e comtemplar as diferentes realidades do esporte, atingindo dados de evolução do tratamento, e o retorno de forma segura ao esporte bem como a identificação de fatores de riscos de lesões.
Área
Prevenção de lesões
Instituições
Centro Universitário Módulo - São Paulo - Brasil
Autores
VALDIRENE DOS SANTOS DE MELLO, ÊLAINE JORGE DE OLIVEIRA, RAYANE DOS SANTOS CUTRIM, LUÍS GUSTAVO DO PRADO MOREIRA, ANA CAROLINA LACERDA BORGES, IVO DE OLIVEIRA ALEIXO JÚNIOR