Dados do Trabalho
Título
CULTURA DE PROTEÇAO RADIOLOGICA NO ATENDIMENTO A LOCAIS DE CRIME
Introdução
A maioria dos incidentes com fontes radioativas registrados pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em 2022 envolveu roubo, furto ou perda de material radioativo, sendo que 52% ocorreu durante o transporte autorizado[1]. Há ainda registros de transporte e armazenamento irregulares. Nestes casos, materiais radioativos recebem o nome de fontes órfãs[2], sendo os cenários mais prováveis de encontro por parte dos profissionais das Polícias Científicas. O maior exemplo de fonte órfã é o acidente radiológico de Goiânia[2]. Recentemente, o acidente envolvendo um veículo que transportava Fluor-18 na Rodovia BR-153 também reforça a atenção dos profissionais de local aos procedimentos de proteção radiológica.
Objetivos
Avaliar a relevância da implantação de treinamentos e procedimentos operacionais relativos ao encontro de fontes radioativas durante o levantamento de locais de crime.
Parte experimental
Bases de dados oficiais[1,2] foram usadas para avaliar cenários de contato entre profissionais em locais de crime e fontes órfãs. Um questionário com 7 perguntas foi aplicado a peritos criminais e profissionais forenses atuantes em Polícias Científicas, com o objetivo de compreender seu conhecimento em radioproteção, procedimentos e relevância do treinamento correspondente.
Resultados e Discussões
Participaram do estudo 96 peritos criminais e 4 profissionais forenses. 9% saberiam gerenciar materiais radioativos durante investigações e 11% conhecem a autoridade adequada a ser acionada em caso de encontro. 97% reconhecem a relevância desses procedimentos, destacando a necessidade de treinamentos em proteção radiológica.
Conclusões
A implementação da cultura de proteção radiológica é relevante para profissionais de local de crime.
Referências e agradecimentos
[1] IAEA - International Atomic Energy Agency - IAEA Incident And Trafficking Database (ITDB): Incidents of nuclear and other radioactive material out of regulatory control, 2023
[2] IAEA - International Atomic Energy Agency, National strategy for regaining control over orphan sources and improving control over vulnerable sources: specific safety guide. International Atomic Energy Agency, Viena, 2011
Palavras Chave
fontes órfãs, local de crime, proteção radiológica
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
Polícia Científica do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
RAISA REQUI JAKUBIAK, ALEX MALEZAN