II Congresso Latinoamericano de Biomedicina e Ciências do Laboratório 2021 / IX Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / V Congresso Catarinense de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

NANOPARTICULAS SAO UTILIZADAS NO TRATAMENTO DE ERROS INATOS DO METABOLISMO?

Fundamentação/Introdução

Erros Inatos do Metabolismo (EIM) são distúrbios genéticos geralmente causados por defeitos enzimáticos resultam na interrupção de uma via metabólica. Os sintomas e sinais clínicos podem aparecer em qualquer idade. Segundo HUSNY (2008), esse tipo de doença representa cerca de 10% do total de doenças genéticas. As nanopartículas oferecem fortes vantagens como sistemas de liberação de fármacos, melhorando a sua biodisponibilidade e aumentando a meia-vida do mesmo, o que reflete em um melhor desempenho terapêutico (MIURA et al., 2004), devido a isso, a sua possível utilização como tratamento para os EIM parece muito promissora.

Objetivos

Revisar se as nanopartículas estão sendo utilizadas como forma de tratamento para os EIM.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um levantamento de dados utilizando as plataformas Scielo, PubMed e Science Direct. A plataforma escolhida para trabalhar foi a Science Direct, pois apresentava um maior número de resultados. Foram utilizados os filtros “review articles” e “research articles” e obtivemos 44 artigos.

Resultados

Os resultados foram analisados através da leitura dos artigos encontrados e apenas dois deles apresentaram a nanopartícula associada ao EIM, porém voltada para o diagnóstico, e não para o tratamento, ou seja, as leituras encontradas não abordavam o uso de nanonpartículas como agente terapêutico.

Conclusões/Considerações Finais

Diante da pesquisa realizada concluiu-se que as nanopartículas não estão sendo utilizadas para o tratamento de EIM.

Palavras-Chave

Nanociência; Metabolismo; Pesquisa.

Área

Tema Livre

Instituições

UNIVERSIDADE FRANCISCANA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ROBERTA CRISTINA RODRIGUES DOS REIS, BIANCA VEDOIN COPES RAMBO, DARCIELI LIMA RAMOS, ARIANE RIBAS POHL, VIRGINIA CIELO RECH