II Congresso Latinoamericano de Biomedicina e Ciências do Laboratório 2021 / IX Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / V Congresso Catarinense de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DOS HORMONIOS TIREOIDIANOS E A POSSIVEL RELAÇAO COM DEPRESSAO E ALTERAÇOES DE HUMOR

Fundamentação/Introdução

Os hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), atuam na homeostasia metabólica e são controlados pelos níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH). O desequilíbrio deste eixo pode resultar em diferentes patologias e condições. Dentre elas, alterações de humor e condições anímicas. A depressão é uma patologia que acomete grande parte da população feminina e, muitas vezes, apresenta etiologia desconhecida.

Objetivos

Identificar na literatura a possível relação dos níveis dos hormônios tireoidianos e sintomas depressivos.

Delineamento e Métodos

Foi realizado uma busca na base de artigos científicos do PUBMED utilizando os seguintes descritores: thyroid e depression, foram considerados artigos de 2015 a 2021 na língua inglesa. Aplicando essa estratégia de busca, foram encontrados 720 artigos, após avaliação do título foram excluídos 600 artigos e o restante avaliado quanto ao resumo.

Resultados

Foram identificados 6 artigos que respeitaram os critérios de inclusão e exclusão. Desses, 1 relatou que houve alteração em casos de hipertireoidismo, 2 em casos de hipotireoidismo e 1 relatou relação com depressão ou alteração de humor em hiper e hipotireoidismo. Foram realizadas avaliações com relação à idade, sexo, níveis de TSH e mudança de humor.

Conclusões/Considerações Finais

Foi possível verificar que alterações tireoidianas, mesmo que em fase subclínica, podem estar correlacionadas às alterações de humor e início de depressão.

Palavras-Chave

Palavras-chave: tireoide, depressão e alteração de humor.

Área

Tema Livre

Autores

HINGRID FERNANDES PINTO, MAURICIO BASSUINO SPRENGER