II Congresso Latinoamericano de Biomedicina e Ciências do Laboratório 2021 / IX Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / V Congresso Catarinense de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO SISTEMA DOPAMINERGICO EM PEIXE- ZEBRA SUBMETIDOS AO MODELO DE BINGE ALCOOLICO

Fundamentação/Introdução

Introdução: O binge alcoólico é caracterizado pela ingestão de doses relativamente altas de álcool seguido por período de abstinência. A via de recompensa dopaminérgica tem sido alvo de substâncias psicoativas como o álcool, estimulando a liberação de dopamina. O peixe-zebra é um modelo alternativo relacionado a estudos com álcool por apresentar similaridade neuronal aos humanos.

Objetivos

Objetivo: Avaliar o sistema dopaminérgico em peixes-zebra submetidos ao modelo de binge alcoólico.

Delineamento e Métodos

Métodos: Os animais foram expostos ao etanol (1,4% v/v) por 30 minutos, uma vez por semana por três semanas. Os grupos Weekly Binge (WB) foram divididos: WB-I (analisado após a última exposição), WB-2 (após 2 dias) e WB-9 (após nove dias). O grupo controle foi manipulado igualmente aos grupos WB, porém sem adição de álcool. Após, a captação de dopamina e a atividade da monoamina oxidase foram avaliadas.

Resultados

Resultados: Os grupos WB-I e WB-2 apresentaram um aumento significativo da atividade dos transportadores de dopamina comparado ao grupo controle. Em relação a enzima monoamina oxidase os grupos WB-2 e WB-9 mostraram uma diminuição na atividade quando comparados ao controle. Nos níveis cerebrais totais de dopamina os grupos WB-2 e WB-9 apresentaram um aumento em relação ao grupo controle.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: Portanto, os parâmetros dopaminérgicos suscetíveis resultam em um evento modulatório nesta via de neurotransmissão e tais resultados criam novas perspectivas para estudos comportamentais sobre toxicodependência.

Área

Tema Livre

Autores

KAROLYNE DE PIERI PICKLER, MARIA CECÍLIA MANENTTI, HENRIQUE TEZA BERNARDO, EDUARDO RONCONI DONDOSSOLA, EDUARDO PACHECO RICO