II Congresso Latinoamericano de Biomedicina e Ciências do Laboratório 2021 / IX Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / V Congresso Catarinense de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

“ EFEITO DA RADIAÇAO UVB NA VIABILIDADE E NA EXPRESSAO DE ENZIMAS ANTIOXIDANTES EM QUERATINOCITOS HUMANOS”

Fundamentação/Introdução

A radiação UVB (ultravioleta B) é uma importante fonte de espécies reativas de oxigênio em queratinócitos humanos podendo causar dano celular. As enzimas antioxidantes são fundamentais para a proteção das células.

Objetivos

Avaliar o efeito da radiação UVB na viabilidade celular e na expressão das enzimas antioxidantes glutationa peroxidase (GPX1), peroxirredoxina 1(PRDX1) e glutationa sintetase (GSS) em queratinócitos humanos Hacat.

Delineamento e Métodos

Estudo experimental (in vitro), quantitativo.
Foram avaliadas células expostas e não expostas à radiação UVB nos períodos de 2, 4, 6 e 8 horas (h), utilizando uma caixa com lâmpada UVB. Realizado exclusão vital por azul de tripano e ensaio de expressão gênica.

Resultados

A radiação UVB reduziu o número de células viáveis após 2 h de exposição, com maior declínio após 4 h e ausência de células viáveis com 8 h. Com 2 h de exposição, aumentaram os níveis de expressão dos genes da GSS e PRDX1. Após 4 h de exposição, os níveis de transcritos da GSS, PRDX1 e GPX1 aumentaram. Após 6 h, os níveis de transcritos da PRDX1 e GPX1 diminuíram. Todos os tempos foram comparados com o grupo controle.

Conclusões/Considerações Finais

Dependendo do tempo de exposição ao agente estressor (radiação UVB), os queratinócitos são desafiados pelo estresse oxidativo, que leva a uma resposta adaptativa de aumento da expressão de genes que codificam enzimas antioxidantes na tentativa de sobrevivência celular.

Palavras-Chave

radiação UVB, enzimas antioxidantes, queratinócitos

Área

Tema Livre

Autores

LARISSA CURY DO AMARAL QUIRINO, ANA PAULA DIAS DEMASI