II Congresso Latinoamericano de Biomedicina e Ciências do Laboratório 2021 / IX Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / V Congresso Catarinense de Biomedicina

Dados do Trabalho


Título

ESTRESSE INFANTIL E A PROPENSAO AO TDAH

Fundamentação/Introdução

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. O estresse é um fator que influencia o desenvolvimento da criança e pode desencadear o distúrbio ou causar sua piora. Entender como o estresse pode influenciar o distúrbio e sua expressão pode aprimorar a compreensão desta relação.

Objetivos

O presente estudo busca compreender as relações entre o estresse infantil e o TDAH.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma revisão de obras e textos publicados entre 2007 e 2021 nas bases de dados “NCBI”(National Center for BiotechnologyInformation) e “Scielo” (Scientific Electronic Library Online), a partir dos descritores: “TDAH”, “child” e “stress”.

Resultados

A literatura sugere que o TDAH é uma interação entre fatores genéticos e ambientais. Ainda não há o estabelecimento da relação entre biomarcadores, como o cortisol, hormônio relacionado ao estresse e a expressão do TDAH. Contudo, há indícios de que crianças com
TDAH, quando expostas a fatores estressores, possuem efeitos mais deletérios no comportamento, e vivenciam com maior prejuízo o estresse em comparação com crianças sem o distúrbio. Observa-se que um ambiente familiar acolhedor também é um fator influenciador.

Conclusões/Considerações Finais

Estudos acerca de biomarcadores ainda precisam de novos alvos de pesquisa. São necessários mais estudos nesse contexto, além
da conscientização da importância da manutenção da saúde mental na infância.

Palavras-Chave

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; TDAH; Estressse; Estresse infantil

Área

Tema Livre

Instituições

Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

KEILAH PINTO GULARTE, CAMILLA LAZZARETTI