Dados do Trabalho
Título
Amiloidose cardíaca em homem com múltiplas comorbidades
Introdução
Amiloidose cardíaca é uma doença causada pela deposição de proteínas fibrilares no tecido cardíaco, ocasionando quadros de insuficiência cardíaca de baixo débito, comprometimento isolado de átrio, bradi ou taquiarritimias, síncopes e cardiomiopatia restritiva. Relatamos um caso em que a história clínica suspeita com auxílio principalmente de exames não invasivos permitiram o diagnóstico da doença.
Objetivos
Descrição de um caso clínico de amiloidose cardíaca.
Descrição do Caso
Homem, 81 anos, portador de hipertireoidismo, hipertensão arterial, doença renal crônica e acidente vascular encefálico isquêmico, apresenta relato de dispneia progressiva há 02 anos aos grandes esforços com melhora em repouso, evoluindo para dispneia aos mínimos esforços e em repouso e desconforto em hemitórax direito que piora com inspiração. Refere também edema de membros inferiores bilateralmente, com piora ao deambular e ortopneia. Relata também perda ponderal de 15kg, associada a disfagia para líquidos e sólidos. 03 irmãos e 01 sobrinho falecidos por cardiopatia sem especificar. Epidemiologia positiva para esquistossomose e doença de Chagas. Eletrocardiograma mostrou fibrilação atrial de baixa frequência e baixa voltagem importante na parede frontal e horizontal, desvio de eixo para esquerda, extrassistole ventricular presente; alteração difusa da repolarização ventricular em parede inferior. Ecocardiograma com fração de ejeção de 59%, aumento importante de câmeras direitas e do átrio esquerdo, insuficiência mitral e tricúspide importantes, insuficiência aórtica discreta, hipertensão arterial pulmonar de grau moderado (PSAP: 61mmHg) e aumento da espessura do septo interventricular de 13 mm. Na eletroforese de proteínas, não havia pico de gamopatia monoclonal. Anatomopatológico de pele com histologia sugestiva de amiloidose cutânea. Solicitado cintilografia com pirofosfato de tecnécio, que obteve como resultado um padrão sugestivo para amiloidose cardíaca na forma ATTR: concentração significativa do traçador pelo miocárdio, com intensidade similar ao dos arcos costais adjacentes. Relação HTE/HTD* 1h = 1,94 e HTE/HTD*=1,57, escore visual semiquantitativo de Perugni= 2
Resultados
A amiloidose cardíaca pode apresentar-se por diversos sintomas extracardíacos, corroborando para a suspeição clínica da doença, quando achados sugestivos nos exames de imagem.
Conclusões e Considerações Finais
A amiloidose é uma doença com diagnóstico de grande importância, visto que pode ter acometimento em diversos sistemas. Mas ainda é subdiagnosticada.
Área
Tema Livre
Autores
Deborah Maranhão Cordeiro Tenório, Aline Araújo Padilha Lages, Alfredo Aurélio Marinho Rosa Filho, Caio Conde Merten, Jessica Luzia Souza Lôbo Quintino