Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO PERFIL GLICEMICO DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIATRICA: REVISAO DE LITERATURA
Introdução
A obesidade é uma doença crônica que acomete bilhões de pessoas e está associada a distúrbios endócrinometabólicos. Uma das principais estratégias terapêuticas para redução do peso corporal e modificação das comorbidades associadas à obesidade é a cirurgia bariátrica. No Brasil, cerca de 75% das cirurgias bariátricas são realizadas pelo método Bypass Gástrico. Além da importância para a perda ponderal de peso pela diminuição do tecido adiposo, esta tecnologia emerge como alternativa valiosa para o tratamento de pacientes obesos com Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2). Nesse contexto, justifica-se o estudo sobre a melhora dessa comorbidade pela redução dos efeitos inflamatórios decorrente do tecido adiposo.
Objetivos
Avaliar o efeito da cirurgia bariátrica Bypass Gástrico em pacientes com diabetes, com base na glicemia em jejum e na hemoglobina glicada (HbA1c).
Delineamento e Métodos
Por meio de levantamento bibliográfico na base de dados "PubMed", com as palavras-chave "Bariatric surgery and Diabetes", encontrou-se 240 artigos publicados no período de 2012 a 2022. Foram selecionados 22 artigos completos que apresentaram valores de HbA1c e de glicemia em jejum no pré e pós-operatório.
Resultados
Nos 22 artigos foram analisados 844 indivíduos que apresentaram, no pré-cirúrgico, a média de 45,05 anos (±4,54) de idade, glicemia em jejum de 165,29 mg/dL (±49,28) e HbA1c de 7,94% (±1,42), valores característicos de quadro de diabetes. Após a cirurgia, no período de 4 semanas a 5 anos, verificou-se diminuição média de 33,08% da glicemia e 21,79% da HbA1c, atingindo os respectivos valores médios de 110,62 mg/dL (±19,56%) e 6,21% (±0,64). Avaliações realizadas após 5, 3 e 1 ano, indicaram diminuições dos índices de glicemia em jejum de 29,47, 32,51 e 38,90% e de HbA1c de 20,14, 24,73 e 24,94%, atingindo valores para classificação dos indivíduos em “risco de diabetes”, mas em nenhuma situação os índices voltaram para os padrões normais.
Conclusões
Os resultados indicam que a cirurgia bariátrica Bypass é uma importante estratégia para o tratamento da DM2 em pacientes obesos, diminuindo os valores plasmáticos de HbA1c e glicemia em jejum de “diabetes” para “pré-diabetes”, segundo critérios para diagnóstico estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Diabetes. A diminuição provavelmente seja resultado da redução dos efeitos inflamatórios do tecido adiposo após a cirurgia.
Palavras Chave
cirurgia bariátrica, diabetes mellitus, glicemia, HbA1c.
Área
Trabalho
Autores
BRUNA FRANCHITO FREIRE, ANA LUÍSA BALDIN SIQUEIRA, CELENE FERNANDES BERNARDES