Dados do Trabalho
Título
ASPERGILOMA PULMONAR EM PACIENTE COM NEOPLASIA PULMONAR E COLÔNICA AVANÇADA: UM RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
A aspergilose é uma doença fúngica de maior gravidade provocada pela inalação de esporos do gênero Aspergillus. O comprometimento pulmonar e imunológico prévio do paciente determina diferentes formas de apresentação da doença, dentre as quais está a formação do aspergiloma.
Objetivos
Descrever aspectos relacionados a um caso de aspergiloma em paciente tabagista, portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Câncer Colorretal (CCR).
Delineamento e Métodos
.
Resultados
NSA, 83 anos, sexo masculino, tabagista, portador de DPOC, admitido por diarreia há dois meses, sem elementos patológicos, associado a perda de 12 kg no último mês e hemograma com contagem de leucócitos de 47.200, sendo 22% de bastões. Foi submetido a tomografias de abdome e tórax e evidenciada massa pulmonar infiltrativa sólida, de limites imprecisos, com cerca de 9,6 x 6,4 cm, sendo realizada biópsia percutânea por tomografia. Em paralelo, foi submetido a colonoscopia, que exibiu lesão úlcero-infiltrativa em transição sigmoide, estenosante, a cerca de 25 cm da borda anal, identificado como adenocarcinoma de cólon sigmoide úlcero-infiltrativo. No aguardo de resultados histopatológicos, paciente persistiu com índices leucométricos elevados, ultrapassando valores >100.000. Após realização de antibioticoterapia de amplo espectro, associado a culturas persistentemente negativas, realizou-se mielograma com imunofenotipagem sem identificação de proliferação de células imaturas ou linfóides B, T ou NK e pesquisa de BCR-ABL negativa. Na análise de cariótipo oncohematológico de medula óssea, em duas metáfases (2/20) foi identificado um cariótipo hipotriploide complexo incompleto. Devido à iminente obstrução intestinal, indicada retossigmoidectomia e colostomia terminal. Paciente evoluiu no pós-operatório com lesão renal aguda, necessidade dialítica e choque, sendo iniciado novo esquema antibiótico associado a antifúngico, após cultura de fragmento pulmonar positivar para Aspergillus flavus e laudo histopatológico de pulmão revelar carcinoma infiltrativo sem esclarecimento de subtipo após imunohistoquímica de painel estendido. No entanto, o paciente não respondeu às medidas realizadas, evoluindo a óbito.
Conclusões/Considerações Finais
Dada sua gravidade e necessidade de suspeição diagnóstica para investigação, descrever e discutir casos de aspergiloma pulmonar em pacientes oncológicos auxiliam no manejo terapêutico e no emprego de medidas que melhorem as condições gerais do paciente.
Palavras Chave
Aspergiloma; Aspergilose Pulmonar; Câncer Colorretal; Neoplasia pulmonar.
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Autores
VINICIUS DA COSTA DUARTE, MARCELA DOS SANTOS ARRUDA, PAULO SILVEIRA TASSO, DANIELY SOBREIRA CARIRY BARBOSA, MARINA SANTALIZ DE GODOY MORENO