Dados do Trabalho
Título
FABRICAÇAO E CARACTERIZAÇAO DE UM MINIMODULO FOTOVOLTAICO MONOFACIAL COM CELULA DE SILICIO MONOCRISTALINO
Palavras Chave
Módulos fotovoltaicos, ou também painéis fotovoltaicos, são dispositivos capazes de realizar a conversão direta da luz em energia elétrica através do efeito fotovoltaico (Silva e Carmo, 2017). No geral, estes equipamentos possuem construção baseada nos seguintes componentes: moldura de alumínio, vidro, encapsulantes, células fotovoltaicas, backsheet e caixa de junção (Ramos, 2006). Cada item possui um objetivo específico dentro dos módulos, todavia, o principal elemento associado a estes dispositivos são as células. Elas possuem o objetivo de converter diretamente a luz, geralmente proveniente do sol, em energia elétrica na forma de corrente contínua, CC (Nascimento, 2010). O fenômeno associado a esta conversão é denominado efeito fotovoltaico e foi inicialmente descoberto pelo físico francês Edmond Becquerel em 1839 (Valêrra e Brito, 2006).
Apesar de serem difundidos para aplicações residenciais somente nas últimas décadas, os módulos fotovoltaicos são dispositivos relativamente antigos que possuem processo de montagem e fabricação bem definidos e conhecidos na indústria. As primeiras versões destes equipamentos foram produzidas visando aplicações aeroespaciais em satélites na década de 60 – em virtude da indisponibilidade de demais recursos energéticos no espaço e a abundância de radiação solar direta (Valêrra e Brito, 2006).
Para aplicações comerciais, a fabricação de módulos fotovoltaicos geralmente é desenvolvida com diversas células interconectadas, em comparação com uma única célula de pequena área (Singh et al., 2015). Todavia, em casos experimentais, torna-se inviável realizar a confecção de grandes módulos com diversas células devido ao custo associado aos equipamentos de produção, bem como a aquisição de matéria prima – geralmente importada. Neste contexto, baseia-se o objetivo deste trabalho que visa confeccionar um minimódulo fotovoltaico monofacial com célula de silício monocristalino, a fim de demostrar o processo de produção, bem como a caracterização do equipamento.
Área
Conversão fotovoltaica
Instituições
BYD Energy do Brasil - São Paulo - Brasil
Autores
HARISON FRANCA DOS SANTOS, CLARISSA GUIMARÃES MIRANDA, RODRIGO MORENO GARCIA, MURILO SANCHEZ OLIVEIRA, EDUARDO JOSÉ MENDES, GABRIEL MONTEIRO FERNANDES, EVAIR OLIVEIRA LIMA, CARLOS VICTOR DO REGO BRANDÃO, MURILO BONETTO