IX Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, IV Congresso Catarinense de Perinatologia

Dados do Trabalho


Título

USO DA METFORMINA PROFILATICA NO DIABETES MELLITUS GESTACIONAL.

Introdução

Avaliar a ação farmacológica do cloridrato de metformina na profilaxia das complicações materno-fetais da Diabetes Mellitus Gestacional (DMG).

Métodos

Foi realizado um ensaio clínico randomizado com gestantes portadoras de DMG encaminhadas ao serviço entre o período de março de 2016 a janeiro de 2018. O grupo de estudo recebeu o cloridrato de metformina de forma profilática no início do tratamento, na dosagem de 500mg administrado duas vezes ao dia. O controle seguiu o tratamento padrão. Ambos os grupos receberam orientação dietética e de atividade física. Os desfechos avaliados foram necessidade de insulinoterapia complementar e número de recém-nascidos (RN) grandes para a idade gestacional (GIG). Os resultados foram avaliados através da redução absoluta de risco (RAR) e do número necessário para tratamento (NNT), com intervalo de confiança de 95%.

Resultados

Foram avaliadas 154 gestantes, destas 86 foram randomizadas para o grupo de intervenção (metformina) e 78 para o grupo controle. Não foi encontrada diferença no perfil epidemiológico da população e nos valores referentes ao diabetes. A necessidade de complementação da terapia com insulina foi semelhante entre os grupos, sendo grupo placebo 16 (23,5%) e grupo metformina 24 (27,9%) (p = 0,53). A presença de RN GIG não apresentou diferença 8 (11,8%) no grupo controle e 14 (16,3%) no grupo com metformina (p=0,42).

Conclusões

O uso de metformina profilática nas gestantes com diagnóstico de DMG não teve impacto na RAR e NNT para necessidade de insulinoterapia e no número de RN GIG em nossa população.

Área

Ginecologia e Obstetrícia

Instituições

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - Santa Catarina - Brasil

Autores

ANDREZA IOLANDA APATI PINTO, LUCIANE HARITISCH, GABRIELE TREVISAN ANZOLIN , MATHEUS LEITE DE SOUZA, WILLIAN BARBOSA SALES, JEAN CARL DA SILVA