Aprender Criança 2024

Dados do Trabalho


Título

A PERSPECTIVA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DE BAKHTIN E A ANALISE DA LINGUAGEM NA ESCUTA TERAPEUTICA

Objetivos

O objetivo do trabalho é contribuir para que se entenda o conceito de aquisição da linguagem pela concepção sócio-histórica.
Desenvolver estratégias psicopedagógicas para crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem;
Entender o corpo e suas relações sobre os conflitos de suas aprendizagens; Possibilitar um espaço social para que crianças tenham acesso a psicopedagogia clinica e psicomotricidade relacional.
Subsidiar os processos terapêuticos com embasamento teórico científico que considera a linguagem constitutiva do sujeito
Promover novos conhecimentos sobre métodos terapeuticos na clinica psicopedagógica
Debater sobre o processo de ensino aprendizagem e a medicalização da sociedade

Material e Método

Metodologia
Partindo da concepção dialógica de linguagem as quais englobam a constituição do sujeito, as interações sociais, a formação da consciência e todas as esferas da produção humana, nossa investigação adota o aporte teórico bakhtiniano como caminho para a constituição do fazer científico, bem como algumas orientações metodológicas indicadas pelos estudiosos de Bakhtin e alguns aspectos da metodologia comunicativa de investigação para a elaboração do percurso metodológico da presente Trabalho.

Resultados

A linguagem do sujeito em terapia na clínica psicopedagógica possui particularidades passíveis de diversos tipos de interpretações teóricas. O discurso que demanda um olhar terapêutico é geralmente tomado como erro, algo que se encontra fora do padrão e precisa ser corrigido. Muitas teorias classificam a linguagem em etapas ou tipos de “alterações”, por vezes esquecendo o singular que se manifesta na fala do sujeito. Assim, é necessário ultrapassar uma perspectiva que se limite as questões orgânicas, sem, contudo, ignorá-lo. A linguagem viva deve ser estudada na relação com o outro e de forma singular.

Conclusões e implicações dos resultado

Tendo em vista as diferentes perspectivas que o atendimento clínico demanda, é necessário buscar a linha que costure os diferentes tecidos. A área da psicopedagogia parece buscar o diálogo com outras áreas do conhecimento para construir sua base teórica. Um interlocutor bastante promissor situa-se no campo dos estudos da enunciação. A teoria dialógica do Círculo de Bakhtin mostra-se como um importante instrumento de análise para refletir a relação eu/outro na linguagem da criança com dificuldades de aprendizagem. É nesse sentido que este projeto busca respostas aos seus questionamentos tanto na teoria bakhtiniana quanto na clínica Psicopedagógica. Em vista disso, novos levantamentos devem ser realizados, para subsidiar a definição
desta temáticae para implemento da pesquisa na area da Educação.

Área

Neurodesenvolvimento e seus Transtornos

Categoria

Terapeuta

Instituições

Clinica LUPA - Paraná - Brasil

Autores

FERNANDA CARVALHO