Dados do Trabalho
Título
VALIDAÇAO E CONFIABILIDADE DO TESTE DE AVALIAÇAO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA PERSPECTIVA DA FOTOLINGUAGEM
Objetivos
O presente estudo teve como objetivo analisar a validade do Teste de Avaliação da Linguagem Oral e Escrita na Perspectiva da Fotolinguagem (FTL)
Material e Método
Na primeira etapa de validação do FTL, foram convidados vinte profissionais da área de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e neuropsicopedagogia, com idade entre 33 e 66 anos, sendo 18 mulheres e 2 homens, para analisarem um conjunto de 17 imagens e 78 itens para avaliar a produção oral, escrita e tipologia textual de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Foi explicado a todos os participantes o que era o Teste de Avaliação da Linguagem Oral e Escrita na perspectiva da Fotolinguagem-FTL e os seus objetivos, expondo a necessidade de se avaliar cada item sobre aspectos do desenvolvimento da linguagem oral, aspetos do desenvolvimento da linguagem escrita e aspectos da tipologia textual. Esta etapa foi concretizada a partir da aplicação da Técnica Delphi, que é uma ferramenta de avaliação cujo objetivo é determinar o estado de um objeto de estudo por meio de um consenso de opiniões de um grupo de especialistas (respondentes) bem como da reestruturação do vídeo ou do questionário, caso necessário. A partir dessa dinâmica, traçamos aqui a caracterização das atividades que apresentaram 90% de concordância entre os profissionais colaboradores (juízes) para a finalização do teste, que contém sete itens a serem avaliados em relação a linguagem oral para crianças de 04 e 05 anos e sete itens para avaliação da linguagem oral de crianças a partir dos 06 anos de idade. Em relação a linguagem escrita, para crianças de 06 e 07 anos ficou decidido que deverão ser avaliados oito itens para crianças com idade entre 06 e 07 anos e trinta e cinco itens para indivíduos com idade a partir de 08 anos. Em relação aos aspectos das tipologias textuais deverão ser observados quatorze itens para qualquer indivíduo avaliado no teste. Cabe ressaltar que para fins de um bom desempenho, quanto menor for o número de ocorrências observados, será considerado melhor o desempenho do avaliado. Para a segunda etapa de validação do FTL, participaram 2765 indivíduos de ambos sexos, com idade compreendida entre 04 e 14 (11,18) anos de idade, conforme tabela, pertencentes de todas as regiões do Brasil. Para investigar a confiabilidade, o Alfa de Cronbach foi avaliado para cada uma das variáveis (Linguagem Oral, Linguagem Escrita e Tipologia Textual) do Teste de Avaliação da Linguagem Oral e Escrita na perspectiva da Fotolinguagem =- FTL.
Resultados
Os resultados demonstraram alta confiabilidade nos escores para a Linguagem Oral (0,887), Linguagem Escrita (0,902). Cabe ressaltar que o escore obtido para os Aspectos da Tipologia Textual apresentou boa confiabilidade (0,758). Estes resultados satisfazem os índices recomendados pela literatura. Além das estatísticas descritivas, para a avaliação da confiabilidade interobservador, foi aplicado o método estatístico da correlação intraclasse. O coeficiente de correlação intraclasse (CCI), como é usualmente conhecido, é uma medida da confiabilidade dos observadores, definida como a razão da variância entre unidades de análise e a variância total, Levando em consideração os resultados alcançados, as variáveis Avaliação da Linguagem Oral, Avaliação da Linguagem Escrita apresentaram (p-valor <0.01) portanto apresentaram concordância interobservador estatisticamente significantes; com os respectivos coeficientes de correlação intraclasse referentes, ALO (0.972) ALE (0.931) e sendo classificados como “Excelentes”. Já a variável Aspectos da Tipologia Textual apresentou (p-valor <0.05), com um coeficiente de correlação intraclasse referente (0,713) e sendo classificado como “bom”. Na avaliação da confiabilidade teste-reteste realizada pela correlação de Spearman, ao qual mede a correspondência entre os dois momentos de coleta de dados, observou-se que as variáveis ALO e ALE (p-valor <0.01) apresentaram concordância intraobservador estatisticamente significante com os respectivos coeficientes de correlação, ALO (0.919) ALE (0.933) portanto apresentando excelente nível de confiabilidade. Já a variável ATT obteve para um (p<0,05) um coeficiente de correlação (0,694), apresentando assim uma boa confiabilidade. Por fim foi realizada uma validação concorrente do FTL, sendo assim, os participantes com idade entre 06 e 14 anos, foram submetidos ao Teste de Desempenho Escolar (TDE), com o intuito de verificar se o escore obtido pelos avaliados no TDE são corroborados pelos resultados obtidos no FTL. Os resultados da análise de correlação de Spearman entre os escores do TDE e a avaliação pela Fotolinguagem revelam uma relação muito forte entre a escrita e a leitura no TDE, com um coeficiente de 0,931. Além disso, tanto a escrita quanto a leitura apresentam correlações significativas com a soma dos escores do FTL, com coeficientes de 0,816 e 0,722, respectivamente, todos com significância p < 0,01. Esses dados sugerem que há uma consistência considerável entre os resultados obtidos no FTL com os do TDE, isso significa que, à medida que o desempenho no TDE aumenta, o desempenho no FTL também tende a aumentar e vice e versa.
Conclusões e implicações dos resultado
Os resultados deste estudo evidenciam que o Teste de Avaliação da Linguagem Oral e Escrita na Perspectiva da Fotolinguagem (FTL) possui uma alta validade e confiabilidade. A alta correlação entre os escores do FTL e do Teste de Desempenho Escolar (TDE) indica uma forte consistência entre as diferentes formas de avaliação do desempenho escolar, com coeficientes de correlação significativos para leitura e escrita. Além disso, as análises de confiabilidade interobservador e teste-reteste reforçam a robustez do FTL, destacando sua capacidade de fornecer avaliações precisas e consistentes. Estes achados confirmam a eficácia do FTL como uma ferramenta válida e confiável para a avaliação da linguagem oral, escrita e tipologia textual, consolidando sua aplicabilidade em diferentes faixas etárias e contextos educacionais. Portanto, o FTL é uma contribuição valiosa para a avaliação de habilidades linguísticas, oferecendo um método estruturado e bem fundamentado para educadores e profissionais da área.
Área
Neurodesenvolvimento e seus Transtornos
Categoria
Educador
Instituições
Faculdade CENSUPEG - Santa Catarina - Brasil, IBCCF/UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
FABRÍCIO BRUNO CARDOSO, RITA MARGARIDA TOLER RUSSO