Dados do Trabalho
Título
COMUNIDADE DISLEXCLUB: PLATAFORMA EAD FOCADA EM MELHORAR A APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DISLEXIA
Objetivos
Plataforma de cursos EAD que ensina boas práticas com orientações práticas para melhorar a aprendizagem de pessoas dislexia, o objetivo da Comunidade DislexClub é promover o desenvolvimento intelectual dos disléxicos na linguagem mais acessível para eles.
Através de uma metodologia própria baseada em estudos científicos, a Comunidade DislexClub foi criado visando contribuir com diferentes públicos: os próprios disléxicos, onde encontrarão o essencial para ajuda-los a lidar bem com a própria dislexia; familiares, onde ficarão livres da sensação de insegurança por não saber a melhor maneira de agir; para profissionais como Fonoaudiólogos, Psicólogos, Psicopedagogos e Professores onde receberão orientações de adaptações e intervenções.
O foco da Comunidade DislexClub não é substituir o ensino formal, mas complementa-lo. Fazendo com que disléxicos desfrutem tenham um incremento significativo na qualidade do processo de ensino/aprendizagem, pois quando os disléxicos conseguem se desenvolver nas áreas que são mais problemáticas, um mundo de oportunidades se abre diante deles, com domínio das melhores práticas de aprendizagem para dislexia, os próprios disléxicos conseguirão viver com mais segurança e confiança, seja no trabalho, nos estudos e na vida.
Material e Método
A Comunidade conta com vídeo-aulas trazendo boas práticas em áreas onde a dislexia traz prejuízo como técnicas de estudo visual focadas em melhorar a assimilação do conhecimento; técnicas de leitura, onde se ensinam caminhos para disléxicos desenvolverem gosto e prazer pelos livros; técnicas de escrita para que disléxicos diminuam a frequência de erros ortográficos; legislação que ampara as pessoas com dislexia e diversos outros temas. Neste link é possível conferir como a Comunidade é por dentro: https://drive.google.com/file/d/12IgTGlkzehvY-cuVBd5_CbXig8oyxi_Z/view?usp=sharing
Também contamos com encontros semanais reunido todos os alunos da Comunidade DislexClub, isto é muito importante pois de reforça o senso de pertencimento entre todos os alunos. O pesquisador Rheingold, em seu livro "Comunidade Virtual" (1996 apud COSTA, 2005), já compreendia que as comunidades virtuais não eram somente locais onde as pessoas se encontravam, mas também um meio para se atingir diversos fins, antecipando que "as mentes coletivas populares e seu impacto no mundo material podem tornar-se uma das questões tecnológicas mais surpreendentes da próxima década" (RHEINGOLD, 1996, p.142 apud COSTA, 2005). Lapidando este conceito Pierre Lévy traz que comunidade virtual é “construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas ou das filiações institucionais.” (LÉVY, 1999, p. 127).
Resultados
A Comunidade DislexClub vem impactando vidas de maneiras significativas: nossa metodologia auxiliou uma aluna disléxica a ingressar na faculdade de medicina, crianças disléxicas melhoraram suas notas e muitos outros adquiriram o hábito da leitura, é possível conferir os testemunhais aqui neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1RRYwp6N8aw0ypKGiH9QqPCTEcGelGwew?usp=sharing
Além disso, foi realizada uma pesquisa de NPS, sigla para Net Promoter Score, trata-se de uma pesquisa que avalia a probabilidade de que o cliente indique o serviço após uma experiência de compra, é possível conferir as avaliações aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1X4ePgfDqhV5_hQR_jMnjXDpXQFiyafMtYobqB8vc4tI/edit?usp=sharing
Conclusões e implicações dos resultado
Um dos questionamentos que poderia surgir, por se tratar de aulas EAD, se poderia gerar problemas educacionais similares à pandemia quando disléxicos tiveram sua educação prejudicada pelas vídeo-aulas. Porém dado as notas positivas do NPS e os testemunhais dos alunos, demonstraram que quando o EAD é pensado de maneira estratégica na linguagem própria para os disléxicos, com orientaçnoes práticas, grandes resultados são possíveis.
Lutar pela inclusão social e educacional das pessoas com dislexia, tanto no âmbito privado quanto público, é fundamental para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. É necessário estarmos comprometidos em continuar liderando essa mudança, capacitando outros a abraçarem suas diferenças e a conquistarem seus sonhos, contribuindo para um futuro melhor para a comunidade disléxica e toda a sociedade.
Área
Transtornos em neurodesenvolvimento
Categoria
Educador
Instituições
DislexClub - São Paulo - Brasil
Autores
FELIPE AFFONSO LLATAS PONCE