13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

PROTOCOLO DE EXERCICIO AEROBICO INTRADIALITICO ASSOCIADO A UM JOGO SERIO EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRONICA

Introdução

Os benefícios para a saúde do exercício físico regular para a população geral já estão descritos na literatura. Entretanto, em pacientes com doença renal crônica (DRC) a prescrição de exercícios físicos não é rotineira. Estudos demonstram que a diminuição de atividade física em pacientes com DRC estão associados com baixa função física, sarcopenia, fragilidade e um maior risco de mortalidade. A DRC prejudica vários aspectos da vida dos pacientes.

Objetivo

Descrever a implementação e viabilidade de um protocolo de exercícios aeróbicos com o auxílio de um cicloergômetro, associado a um jogo sério (JS) durante o período da hemodiálise em pacientes com DRC em uma unidade de Hemodiálise da cidade de Joinville-SC.

Metologia

Trata-se de uma análise descritiva. Estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa, número 3.957.530. Para exercício físico foi utilizado um cicloergômetro acoplado a um notebook com JS chamado goBit-bike, cujo objetivo é controlar um personagem (um pássaro). A pressão arterial, a frequência cardíaca e saturação de oxigênio foram monitoradas. Para graduação da percepção do esforço físico, foi utilizado a Escala de Borg. Protocolo teve duração de 20 a 30 minutos, realizado após 1 hora do início da hemodiálise. Os participantes receberam atendimento duas vezes por semana, totalizando 20 sessões.

Resultados

Inicialmente o protocolo envolvendo o jogo e o cicloergômetro foi bem aceito pelos participantes, sendo que 8 pacientes participaram do estudo de viabilidade. Todos os pacientes apresentaram motivação e demonstraram interesse em realizar o protocolo, o jogo permitiu uma maior interação e otimizou o tempo de exercício, que foi composto por 20 minutos. Além disso, não foi observada nenhuma intercorrência e modificações na rotina da instituição.

Discussão

Estudos realizados em outras populações demonstram que a inserção de uma atividade com foco ou jogo viabiliza associado as técnicas de reabilitação, e motivam o paciente. Assim, a inserção de atividades complementares e intervenções individualizadas, como a fisioterapia associada ao JS, contribuem para ampliar as possibilidades terapêuticas e consequentemente tornar o processo de reabilitação mais lúdico, integrativo e motivador.

Conclusão

Protocolo de exercícios intradialítico de fácil replicação. Há limitação de evidência estatística devido o número amostral e por caracterizar um estudo de aplicabilidade. Essa técnica é promissora nos grandes centros de diálise na abordagem fisioterapêutica, principalmente pela inovação frente ao uso da tecnologia associada a um procedimento terapêutico.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Doença Renal Crônica; Hemodiálise; Exercício físico intradialítico; Jogo Sério

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE - Santa Catarina - Brasil

Autores

MARIA CECILIA KOHLER PANNO, Bruna da Rosa Maggi Sant’Helena, Rodolfo Nunes Bittencourt, Ana Paula Marcelino de Aquino, Carlos Wotroba, Antonio Vinicius Soares