13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

O USO DAS CORRENTES TENS E DIADINAMICA NO TRATAMENTO AGUDO DA DOR EM PACIENTES COM SEQUELAS DA FEBRE CHICUNGUNYA: UM ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO

Introdução

A Febre Chikungunya (FC) surgiu como uma das principais ameaças mundialmente conhecidas à saúde e mais recentemente na América Latina, tornando-se uma doença endêmica e com sintomas incapacitantes que podem durar vários anos.

Objetivo

Verificar os efeitos da corrente diadinâmica e TENS, na redução do quadro álgico em pacientes portadores das sequelas da febre Chikungunya.

Metologia

A pesquisa do tipo ensaio clinico, cego, randomizado, foi realizada no Laboratório de Eletrotermofototerapia da Universidade Federal de Pernambuco. A amostra foi composta por 18 pacientes diagnosticados com Febre Chikungunya (FC), apresentando sintomatologia musculoesquelética da doença. Foram incluídos no estudo indivíduos de ambos os sexos e que apresentassem os seguintes critérios de inclusão: idade entre 18 e 70 anos; diagnóstico médico de FC; presença de sintomas musculoesqueléticos após a infecção pelo chikavírus. Os pacientes foram alocados, de forma aleatória e randomizada gerado pelo sitewww.randomization.com, em dois grupos, seis pacientes no G1 e quatro pacientes no G2: Grupo 1 (G1) - indivíduos que receberam protocolo de aplicação da corrente TENS; Grupo 2 (G2) – indivíduos que receberam protocolo de aplicação da corrente diadinâmica Três sessões experimentais foram realizadas no estudo, com intervalo de 7 dias entre cada sessão, totalizando três semanas de tratamento. A ordem das sessões foi randomizada entre os voluntários por meio de uma sequência numérica aleatória gerada pelo site www.randomization.com. Cada sessão teve duração de 20 minutos para aplicação de TENS e 20 minutos para a corrente diadinâmica (2 minutos em difásica e 18 minutos em longo período).

Resultados

Na comparação intergrupo o G2 apresentou uma maior tolerância ao estimulo comparado ao G1 sendo, o G2 6.496Kg/cm² e o G1 3.675Kg/cm² (pvalor: 0.011) após os 3 atendimentos propostos. Na EVA o G2 apresentou um resultado mais favorável na comparação das médias, nos quais pontuaram inicialmente 6 e finalizaram com 1.5. No G1 as médias inicialmente foram de 6.03 e finalizaram com 3.33 (pvalor:0.062). No questionário de Qualidade de Vida (SF-36), não se observou diferença significativa entre os grupos.

Discussão

A diminuição do quadro álgico dos voluntários acometidos pela Febre Chikungunya foi evidenciada no uso de ambas as correntes analisadas, tendo sido a diadinâmica mais eficaz no estimulo de percepção dolorosa dos pacientes, mensurados através da algometria. Com relação a EVA, os pacientes do grupo intervenção apresentaram uma maior diminuição da dor comparados ao grupo controle.

Conclusão

Os resultados do presente estudo sugerem que o uso da corrente diadinâmica em pacientes com FC promove redução da dor, evidenciando a importância desta corrente no processo de analgesia.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Eletroestimulação, Chikungunya, diadinâmicas, dor

Área

Estudo randomizado

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

DANILO AUGUSTO BARBOSA SANTOS, Artur Malheiros De Azevedo, Carlos Alberto de Santana Junior , Maria das Graças Rodrigues de Araújo, Marcelo Renato Guerino