13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

DIAGNOSTICO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E AVALIAÇAO DA EFICACIA DE UM PROTOCOLO FISIOTERAPEUTICO EM CRIANÇAS DE UMA CRECHE DO MUNICIPIO DE ITAPIRANGA (SC)

Introdução

Na primeira infância é fundamental que as crianças vivam em ambientes estimuladores e prazerosos, onde possam desenvolver suas habilidades. É fundamental que os atrasos sejam detectados de forma precoce, a fim de minimizar os efeitos negativos deles decorrentes.

Objetivo

Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 12 a 24 meses e aplicar um protocolo de intervenção fisioterapêutica nas crianças que apresentaram atraso.

Metologia

Amostra foi constituída de 13 crianças, matriculadas na Creche Municipal Pinguinho de Gente, no município de Itapiranga (SC). Foram coletados dados através de um questionário e por meio do Teste de Triagem de Denver II, onde 1 criança foi classificada como “reprovada”, sugerindo atraso no desenvolvimento. A criança apresentou 7 itens do teste indicando atraso. Foi realizado intervenção fisioterapêutica, com 20 atendimentos, com duração aproximada de 50 minutos, seguindo o modelo de desenvolvimento neuropsicomotor evolutivo. Após a intervenção o paciente foi reavaliado, seguindo o mesmo teste.

Resultados

Em um grupo de 13 participantes avaliados pelo teste de Triagem de Denver II, um indivíduo apresentou prematuridade e atraso no desenvolvimento. Após os atendimentos de fisioterapia, progrediu significativamente, foi reavaliada apresentando apenas uma falha relativa. A intervenção focou em posturas adequadas ao seu nível de desenvolvimento motor. Ao final, ela alcançou marcos típicos de desenvolvimento, superando o atraso neuropsicomotor. Segundo estudos anteriores, a aquisição normal da marcha segue um padrão de evolução de habilidades motoras.

Discussão

O estudo suportou que apenas uma criança apresentou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, associado a prematuridade. Estudos anteriores relatam que prematuros têm maior probabilidade de atraso no desenvolvimento. A intervenção fisioterapêutica mostrou-se eficaz, proporcionando melhorias na criança. A prematuridade parece impactar o desenvolvimento motor e a fisioterapia precoce é fundamental para prevenir e tratar atrasos, porém as crianças são encaminhadas tardiamente. O Teste de Triagem de Denver II é uma ferramenta rápida, mas possui limitação na identificação precisa de atrasos. Outras escalas podem ser úteis para avaliar de forma global como trocas posturais e marcos motores.

Conclusão

Desta forma, conclui-se que o fisioterapeuta pode e deve atuar no ambiente escolar, tendo em vista que é o profissional capaz de identificar e intervir nos atrasos do desenvolvimento motor trazendo benefícios para os indivíduos e prevenindo futuros problemas ligados ao desenvolvimento neuropsicomotor.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Desenvolvimento motor; Fisioterapia; Creche.

Área

Série de casos

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Unoesc - Santa Catarina - Brasil

Autores

GABRIEL SCHENATTO, Camila Beatriz HERSCHAFT , Paula Maiara Pereira, Adriana Fassbinder Dessuy, Samara Gasparin