13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

ESTIMULAÇAO TATIL CINESTESICA PARA GANHO DE PESO NA UTI NEONATAL: REVISAO BIBLIOGRAFICA

Introdução

A prematuridade é um problema de saúde global e um desafio dentro das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Algumas consequências são: baixo peso ao nascer (inferior a 2.500g), aumento da mortalidade e morbidade. Diante disso, a estimulação tátil cinestésica precoce tem como objetivo auxiliar o ganho de peso dentro das UTI’s neonatais, promovendo um aumento na taxa de sobrevida e um auxiliando no neurodesenvolvimento do recém-nascido, próximo ao percentil de normalidade.

Objetivo

Avaliar a importância da estimulação tátil cinestésica para o ganho de peso em neonatos na Unidade de Terapia Intensiva.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada por meio das bases de dados PubMed, SciELO, LILACS e PEDro, utilizando-se os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DECs): “Infant, Premature”, “Weight Gain”, “Touch Perception” e “Child Development”, os mesmos descritores foram utilizados em português. Os critérios de inclusão foram artigos que abordassem a temática nos últimos cinco anos, com texto completo. Sendo excluídos duplicatas e utilização da técnica fora da UTI neonatal.

Resultados

A partir das análises, notamos a grande relevância no tema abordado. Segundo Pissolatto et al. (2022) a estimulação tátil cinestésica promove o aumento de peso corpóreo de bebês com idade gestacional de 36 semanas e peso de 2.500 kg. O estudo de Johnston et al. (2021) corrobora sugerindo essa estimulação também para o ganho de peso em prematuros, e acrescenta inúmeros benefícios, entre eles a diminuição da hospitalização, melhoramento do componente motor, da força muscular e mineralização óssea.

Discussão

A estimulação tátil cinestésica, baseada na terapia de massagem corporal e estimulação vestibular, é um importante recurso para aquisição de peso diário do recém-nascido prematuro. Sendo que nessa fase, dentre todos os estímulos, o tátil é o de maior superioridade nesse indivíduo, facilitando o desenvolvimento típico dessa criança minimizando ou prevenindo as complicações decorrentes da internação, além de ser aplicável em qualquer período cronológico que esse bebê se encontre.

Conclusão

Conclui-se que a estimulação tátil cinestésica influencia no ganho de peso em recém-nascidos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Infant, Premature; Weight Gain; Touch Perception; Child Development.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

UNIESAMAZ - Pará - Brasil

Autores

LAIZ DO CARMO SOUZA, PABLO SOUZA DE SÁ, THAÍS ROCHA DE ASSUMPÇÃO, EDUARDO DIAS FARIAS, ANA KAROLINE DA COSTA GOMES, HÉLIO AZEVEDO RESQUE