13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

PERFIL POSTURAL DE ADOLESCENTES ESCOLARES COM BASE NO BACK PEI: UM ESTUDO DESCRITIVO E OBSERVACIONAL

Introdução

O Back PEI é um instrumento de avaliação da presença, frequência e intensidade da dor nas costas e seus fatores de risco entre crianças e adolescentes, e teve sua validade testada no Brasil. O questionário é usado em pesquisas com o perfil postural de escolares, os quais estão na faixa etária de mudanças de hábitos posturais comuns na rotina. Ele consegue rastrear essas alterações posturais inadequadas que podem predispor dores nas costas ou algum problema relacionado à coluna vertebral.

Objetivo

Avaliar crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 a 16 anos de idade para analisar seus hábitos posturais e comportamentais utilizando o instrumento Back Pain and Body Posture Evaluation Instrument (BackPEI -CA).

Metologia

Foram incluídos adolescentes de ambos os sexos entre 10 a 16 anos, estudantes de escolas públicas e particulares do município de Belém. Os excluídos apresentaram diferença no comprimento dos membros inferiores maior ou igual a 1,5 cm, com patologias neurológicas, neuromusculares, cardiorrespiratórias e com cirurgia ortopédica. Foi realizada avaliação demográfica (sexo, idade, estatura, IMC, raça) e avaliação com o (Back PEI-CA). (CNEP 23163519.6.0000.00180)

Resultados

Foram obtidos a partir da pesquisa realizada em 111 voluntários. Desse total, 49,5% eram do sexo feminino e 50,5% eram meninos, com média de idade de 12,2 anos (DP=1,78). Os resultados referentes a dor cervical foi maior no sexo feminino com 39,1% e na dor lombar foi 42,2% no sexo feminino. Adolescentes mais novos têm maior prevalência de dor cervical 33% e dor lombar 31,9%. Na amostra de hábitos posturais inadequados, foi identificado alta prevalência em meninos durante as atividades diárias.

Discussão

Os dados obtidos na pesquisa corroboram com estudos que demonstram que cerca de 73% dos escolares passam de 2 horas assistindo TV e em aparelhos celulares, permanecendo em atividades sedentárias por longo período. Assim, as dores nas costas se mostraram prevalentes entre os escolares mais jovens como foi analisado em nossa amostra. Desse modo, os escolares que permanecem em posturas inadequadas por longos períodos estão predispostos a apresentarem quadro álgicos na coluna vertebral.

Conclusão

Nosso estudo encontrou alta taxa de cervicalgia e lombalgia em crianças e adolescentes. O BackPEI-CA é uma ferramenta válida e confiável que pode ser utilizada em avaliações na triagem escolar. Assim, permite avaliar a presença, frequência e intensidade de dores nas costas, cervicalgias e fatores de risco associados, como hábitos comportamentais e posturais. Esse questionário conseguiu detectar o perfil postural e álgico através de imagens de hábitos posturais nas atividades de vida diárias.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Dor Musculoesquelética ; comportamento sedentário; saúde do adolescente; epidemiologia.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

UFPA - Pará - Brasil

Autores

Amanda Vitória Gomes Pantoja, Ruth Stefany Monteiro Belem, Marcella Veronnica Pereira Gomes, Maurício Oliveira Magalhães