13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

METODOS DE ALIVIO DA DOR EM MULHERES COM SINDROME DA DOR POS-MASTECTOMIA

Introdução

A Síndrome da Dor Pós-Mastectomia (SDPM) é uma condição em que as mulheres apresentam dor crônica após a cirurgia de mastectomia, geralmente devido a danos nos nervos ou tecidos durante o procedimento. O tratamento da dor pós-mastectomia pode ser desafiador e requer uma abordagem multiprofissional.

Objetivo

Avaliar os métodos utilizados por mulheres com SDPM para o alívio da dor.

Metologia

Estudo transversal, quantitativo com mulheres que realizaram mastectomia unilateral há pelo menos 3 meses. Foi utilizado um questionário adaptado para avaliar as características da dor e os métodos utilizados para seu alívio sendo que cada mulher poderia relatar mais de um método utilizado. Ademais, foi utilizada a Escala Visual Analógica (EVA) para mensurar a intensidade da dor e o mapa corporal para identificar as regiões dolorosas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva.

Resultados

Participaram 16 mulheres com dor após o início da cirurgia (75%) e frequência diária (62,50%). A maior intensidade da dor foi em região axilar (4,91 ± 3,08), tórax (3,89 ± 2,89) e região interna do braço (3,33 ± 4,16). O método de alívio da dor mais utilizado foi o alongamento (50%), seguido de massagens (32,25%), exercício físico (25%), fármacos (18,75%), exercícios respiratórios (18,75%) e eletroterapia (12,5%). Outros métodos como kinesio taping, foram utilizados por 6,25% das entrevistadas.

Discussão

A SDPM é uma condição de difícil manejo sendo necessário utilizar diversos métodos para seu alívio. Nos pacientes oncológicas, a dor é uma das principais causas de depressão e ansiedade por isso, é de suma importância o tratamento dessa dor.

Conclusão

Destaca-se que, neste estudo, houve o predomínio de recursos não farmacológicos para o alívio da dor. O fisioterapeuta dispõe de diversos recursos, como cinesioterapia, eletroterapia e terapia manual, que podem contribuir beneficamente para o manejo da dor sem efeitos colaterais, resultando em uma melhor qualidade de vida para esses pacientes.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Alívio da dor. Dor Crônica. Mastectomia.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia em Oncologia

Instituições

UFSM - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ANDRESSA FONSECA BINOTTO, Camila Laís Menegazzi Giongo, Melissa Medeiros Braz, Sabrina Orlandi Barbieri