13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

ATENDIMENTO FISIOTERAPEUTICO NO PACIENTE LEUCEMICO PEDIATRICO: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A leucemia é um tipo de câncer que afeta o sangue e a medula óssea, sendo uma das formas mais comuns de câncer na infância. É caracterizado pela proliferação descontrolada e anormal de células leucocitárias. As causas específicas da leucemia infantil ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais esteja afetada. O tratamento fisioterapêutico objetiva melhorar o quadro osteoarticular e cardiorrespiratórios destes pacientes

Objetivo

Relatar a vivência fisioterapêutica na residência multiprofissional em oncologia no estágio de fisioterapia ambulatorial diante um caso onco-hematológico pediátrico.

Metologia

Relato de experiência, com caráter descritivo, vivenciado por fisioterapeutas residentes em atenção ao câncer no Hospital de Referência no Oeste do Pará em junho/2023. Quando analisado os pacientes pediátricos que realizavam o acompanhamento com os residentes, foi escolhido uma doença onco-hematológica que pudesse retratar a atuação fisioterapêutica na leucemia linfóide aguda. Ademais, as repercussões mais frequentes nesses pacientes incluem a fadiga oncológica e fraqueza muscular global.

Resultados

Foi possível observar crianças com acometimentos onco-hematológicos que podem ou não apresentar comprometimentos vascular periférico e respiratório devido a leucemia. O atendimento fisioterapêutico pediátrico foi praticado com ludicidade, pois é uma ferramenta de grande importância que requer improviso. Baseando-se nisto, foi adaptado o atendimento com jogos como “morto e vivo”, “jogo da velha” e circuitos funcionais que maximizaram a capacidade cardiorrespiratória e osteomioarticular.

Discussão

A leucemia afeta prioritariamente as células sanguínea, e causa o aumento de produção dos leucócitos. Além disso, promove a proliferação de células desgovernadas na medula óssea, onde pode ocorrer o processo mutagênico. Por isso, o fisioterapeuta enfatiza o trabalho cardiorrespiratório, treinamento de força, estimulação sensorial, treino de equilíbrio e técnica de facilitação neuromuscular, devendo essas técnicas serem adaptadas na pediatria de forma mais lúdica.

Conclusão

É fundamental para o residente a vivência de diferentes casos onco-hematológicos nas áreas de atuação, tornando-o um profissional mais seguro. Com isso, suas experiências e percepções que envolvem o cuidado humano, como a ocorrência de câncer na infância, promove uma maximização do perfil cinesiológico-funcional, a fim de acumular experiências para futuras vivências e tornando-se clinicamente maduro para novos casos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Oncologia. Leucemia. Pediatria. Fisioterapia.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia em Oncologia

Instituições

Centro universitário da Amazônia-UNIESAMAZ - Pará - Brasil

Autores

PATRICIA VITORIA DE SOUZA MACIEL, Carlos Eduardo Do Amaral Paiva , Iasmin Fonseca Lisboa , Lídia Ferreira da Silva , Brenda Beatriz Silva Monteiro