13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITO DE PROGRAMA DE TELERREABILITAÇAO VERSUS CARTILHA DE AUTOCUIDADO NA DOR E INCAPACIDADE FUNCIONAL DE PACIENTES COM DOR CERVICAL CRONICA NAO ESPECIFICA: UM ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO

Introdução

A dor cervical é uma condição que causa incapacidade funcional e gera altos custos, sendo um problema de saúde pública mundial devido a sua cronicidade. Estudos recentes mostraram que a telerreabilitação provou ser um meio eficaz na redução de dor e promoção de função de pacientes com diversas condições de saúde. No entanto, de acordo com as evidências atuais, há poucos estudos com qualidade metodológica sobre o efeito da telerreabilitação em pessoas com dor cervical crônica inespecífica.

Objetivo

Verificar a eficácia de um protocolo de telerreabilitação versus cartilha de autocuidado online em indivíduos com dor cervical crônica não específica.

Metologia

Ensaio clínico randomizado, que compara um programa de telerreabilitação para dor cervical crônica com um grupo controle recebendo cartilha de autocuidado digital. Foram coletados 70 pacientes, por meio de divulgação na internet. As avaliações foram feitas antes do tratamento e após 6 semanas da randomização, por meio de plataformas online. Os desfechos foram: incapacidade funcional, intensidade da dor e efeito global percebido. P < 0,05 foi considerado significativo para as análises.

Resultados

Houve diferença significativa entre os grupos para as variáveis de incapacidade funcional (10,32; IC 95% de 4,84 a 15,79), intensidade de dor (2,80; IC 95% 1,40 a 4,19) e efeito global percebido (-2,38; IC 95% -3,77 a -0,98) após o tratamento em 6 semanas.

Discussão

Nossos resultados sugerem que o protocolo de telerreabilitação específico para indivíduos com dor cervical crônica inespecífica possui efeito significativo na redução da incapacidade funcional e da intensidade dor, além de ganho de percepção de saúde imediato após o tratamento de 6 semanas, quando comparado com um grupo controle que recebeu uma cartilha de autocuidado digital.

Conclusão

A telerreabilitação é uma estratégia eficaz para redução de incapacidade, dor e ganho de efeito global percebido imediatamente após o tratamento em indivíduos com dor cervical crônica inespecífica. Esses achados são importantes pois a telerreabilitação surge como uma alternativa viável e segura de tratamento para indivíduos com dor cervical crônica inespecífica.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Cervicalgia; Telerreabilitação; Dor crônica.

Área

Estudo randomizado

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

BRENO FELIPE PORTAL DA SILVA, JULIENE CORREA BARBOSA, BRUNA VALE DA LUZ, MAURICIO OLIVEIRA MAGALHÃES