13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA NA REABILITAÇAO PULMONAR DO PACIENTE COM DPOC EM UMA UCCI: UM RELATO DE CASO

Introdução

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição pulmonar heterogênea caracterizada por insuficiência respiratória crônica devido a anormalidades das vias aéreas (bronquite, bronquiolite) e/ou alvéolos (enfisema) que causam obstrução persistente, muitas vezes progressiva, do fluxo aéreo (GOLD, 2023). Os sintomas podem incluir tosse, produção de expectoração e dispnéia ao esforço com episódios de piora aguda (VAREIRA; SOUZA; TROJAHN, 2019).

Objetivo

Este estudo tem como objetivo geral relatar a abordagem fisioterapêutica realizada na reabilitação pulmonar de uma paciente com DPOC após agudização em uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI).

Metologia

O presente estudo trata-se de um relato de caso de reabilitação pulmonar de uma paciente idosa com DPOC presumida após intubação orotraqueal e posterior traqueostomia, sendo utilizadas em sua admissão e alta como medidas de desfecho as escalas de Coma Glasgow para avaliação do nível de consciência, Medical Research Counsil (MRC) como medida de força muscular global, de Morton para mobilidade e a Escala de Fragilidade de Rockwood, além da anamnese e exame físico. Foi associado no caso desta paciente a pratica baseada em evidencias, o trabalho interdisciplinar entre fisioterapêuta, fonoaudióloga e equipe médica e o projeto terapêutico singular (PTS).

Resultados

Ao final do período de internação a paciente apresentou melhora significativa tanto na função pulmonar com melhora da ausculta pulmonar antes apresentando SP+ com roncos de transmissão difusos, mantendo-se reduzida sem ruídos adventícios, como também no aspecto funcional pois a paciente evoluiu para deambulação com auxílio de uma pessoa, melhora no limiar de fadiga muscular medido através da capacidade de carga e repetição máxima, força muscular global e mobilidade, obtendo MRC de 43 pontos, de Morton 10 pontos e levemente frágil segundo escala de fragilidade de Rockwood.

Discussão

A reabilitação pulmonar, intervenção realizada por uma equipe multidisciplinar de reabilitação, na qual a avaliação diagnóstica abrangente forma a base de um programa terapêutico individual e centrado no paciente inclui treinamento físico, educação e mudança de comportamento, planejadas para melhorar a condição física e psicológica de pessoas com doença pulmonar crônica (ELMORSHIDY et al., 2023).

Conclusão

Através da prática hospitalar na UCCI e busca na literatura foi possível identificar que a melhor evidência não farmacológica para o manejo do caso da paciente apresentada foi a reabilitação pulmonar e que está associada ao uso da VNI teve seu resultado potencializado.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

DPOC; REABILITAÇÃO; FISIOTERAPIA.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia Cardiopulmonar

Instituições

UFMS - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

CINTIA SILVA DOS SANTOS, BRENDA BRISIA DE LIMA BRITO