13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

Os efeitos das vestes terapêuticas no tratamento de crianças com paralisia cerebral: uma revisão bibliográfica

Introdução

A paralisia cerebral (PC), também conhecida como encefalopatia crônica não progressiva da infância, é uma deficiência que acomete o sistema nervoso central (SNC), causando desordens do movimento, tônus e postura, que pode estar acompanhada de comprometimentos neurológicos. Dentre os tratamentos fisioterapêuticos que podem ser propostos para crianças com PC, estão os protocolos de terapia intensiva com a veste terapêutica, que consiste em uma órtese dinâmica trabalhada com auxílio de elásticos.

Objetivo

Sistematizar as evidências a respeito dos efeitos das vestes terapêuticas no tratamento de crianças com paralisia cerebral.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica com busca realizada nas bases de dados Lilacs, SciElo e Medline, indexando descritores: “Paralisia Cerebral”, “Pediasuit” e “Therasuit”. Definiram-se como critérios de inclusão artigos em português, publicados entre 2013 a 2023; e foram excluídos artigos duplicados, associados a outra deficiência, que não fosse utilizado o método das vestes terapêuticas como tratamento, e cuja população de estudo não fosse crianças.

Resultados

Nas bases de dados foram encontrados 14 artigos, em que foram selecionados 4 para estudo seguindo os critérios e inclusão e exclusão.

Discussão

Os estudos identificaram efeitos positivos nas crianças com paralisia cerebral após o protocolo de terapia intensiva com o uso das vestes terapêuticas. Dentre os principais benefícios apresentados estão a melhora da função motora grossa, postura, marcha, equilíbrio, flexibilidade e fortalecimento muscular.

Conclusão

Com base nos estudos revisados, conclui-se que o uso da veste terapêutica apresenta resultados positivos na melhora dos aspectos físicos em crianças com PC, principalmente no que diz respeito a aquisição de função motora. Observou-se, porém, a necessidade de mais estudos controlados e com grupos maiores, que evidenciassem os benefícios do método.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Paralisia Cerebral; Pediasuit; Therasuit.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Faculdade Estácio Castanhal - Pará - Brasil

Autores

PAMELA RAYSSA DOS SANTOS DANTAS, HANNA GABRIELLA FAUSTINO GONÇALVES, PAULA MARIA BORGES DE SALLES