13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

EXPERIENCIA IMPRESCINDIVEL NA FORMAÇAO DO ENSINO SUPERIOR: DOCENCIA ORIENTADA

Introdução

A docência orientada é fundamental para a formação, vivências e experiências de como é atuar em sala de aula. Para Pimenta e Lima (2006), o estágio na docência é onde ocorre a formação com propósito de oportunizar ao pós-graduando a vivência de ser professor. A Portaria n°76/2010 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, “o estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação”.

Objetivo

O objetivo é relatar como a docência orientada tem importância na formação do(a) doutorando(a) compreendendo a importância do fazer docente e sobre o que é ser professor no ensino superior na área da Saúde, vivenciando na prática a experiência de estar frente uma turma de alunos graduandos.

Metologia

Na disciplina de docência orientada foi necessário planejar a disciplina para o semestre, foram realizadas reuniões orientadas com o professor responsável para poder formular o plano de ensino da disciplina e os planos de aula conforme o cronograma da carga horária. A disciplina é teórico-prática e tem carga horária total de 60 horas, e as metodologias definidas foram aulas expositivas dialogadas, aulas práticas com microscopia utilizando lâminas histológicas e seminários, além das avaliações.

Resultados

Os resultados da docência orientada foram a vivência da organização da disciplina, a necessidade da flexibilidade de conteúdos e ajustes de aulas conforme as intercorrências que surgiram durante o semestre, a responsabilidade de estar ensinando alunos da graduação - em questão, futuros profissionais da área da saúde. Frustrações por não atingir os objetivos planejados para determinados conteúdos, retorno do aprendizado do graduando pela aplicação da avaliação teórico-prática.

Discussão

A experiência da docência orientada é importante no doutoramento, porque busca alinhar a pesquisa com a prática docente. Nos remete a pensar, sobre o que o aluno conseguiu aprender/entender sobre o conteúdo explanado, e possibilita fazer conexões reflexivas e críticas para melhorar/modificar o processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento das aulas sinaliza aspectos significativos para quem ensina e para quem aprende, segundo Paulo Freire (1987) “não há docência sem discência” e vice-versa.

Conclusão

A docência orientada vem para contribuir na formação do desafio de atuar no ensino superior, bem como se torna um espaço de aprendizado rico em vivências, rico em conhecimentos sobre os aspectos do processo didático e metodológico, possibilita reflexões sobre fundamentos e princípios que estão inseridos nas problemáticas educacionais, além de proporcionar e salientar ao pós-graduando pontos importantes e bem definidos para consolidar a docência após a formação.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Docência orientada, Doutorado, Ensino Superior

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Educação em Fisioterapia

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

SINARA POROLNIK, ARON FERREIRA DA SILVEIRA