13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Dados do Trabalho


Título do trabalho

Atuação Fisioterapêutica Nas Disfunções Do Aleitamento Materno – Uma Revisão Bibliográfica

Introdução

A atuação fisioterapêutica no aleitamento materno tem sido cada vez mais reconhecida como uma abordagem importante para promover e apoiar a amamentação saudável e duradoura. É sabido que a amamentação oferece importantes benefícios para a saúde infantil, tais como diminuição da incidência de infecções na infância e da síndrome da morte súbita do lactente, e menores taxas de mortalidade pós-neonatal, além de redução da incidência de obesidade, diabetes e certos tipos de câncer da infância.

Objetivo

Assim, o objetivo deste estudo é destacar a importância da fisioterapia no aleitamento materno e na qualidade de vida das mães e bebês, identificando possíveis patologias que influenciam o desmame precoce e análises de prováveis disfunções.

Metologia

O presente trabalho consiste numa revisão bibliográfica, utilizando as bases de dados disponíveis como LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDLine (Literatura Internacional em Ciências da Saúde), PubMED e Scielo (Scientific Eletronic Library online), PEDRO (Physiotherapy Evidence Database) e Google Acadêmico, no período de Janeiro a Abril de 2023, sem restrições de ano de publicação e idioma.

Resultados

A atuação fisioterapêutica no período gestacional e puerperal inclui informações e orientações sobre alterações fisiológicas e anatômicas no corpo da gestante, incluindo suporte no processo de amamentação e aplicação de intervenções não farmacológicas, como laserterapia. Também são realizadas correções posturais, utilizando recursos como coordenação, fortalecimento e equilíbrio. A fisioterapia oferece orientações abrangentes no processo de amamentação, cuidado das mamas e postura neste período.

Discussão

Observou-se o destaque dado a participação do fisioterapeuta no período gestacional e puerperal, o acompanhamento fisioterapêutico nestes períodos, para mães primigestas ou não, apresentaram-se positivos, já que, esses profissionais podem identificar e intervir pontualmente nos fatores que influenciam a interrupção do aleitamento como, algias, postura inadequada, traumas mamilares entre outros.

Conclusão

Notou-se as potencialidades da fisioterapia para o aleitamento materno, mesmo sendo um assunto pouco abordado a fisioterapia pode ser um importante aliado no tratamento de disfunções que podem surgir durante a amamentação, como mastite, ingurgitamento mamário, dor durante a amamentação, correção de possíveis disfunções e alterações posturais que possam interferir na pega correta. No entanto, é importante destacar que a atuação do fisioterapeuta deve ser integrada com a equipe multidisciplinar.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia, Aleitamento Materno, Recém-nascidos, Amamentação, Gestação, Puerpério

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia em Saúde da Mulher

Instituições

Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo - Brasil

Autores

THAYNA DA SILVA BARBOSA SANTOS, RUBIA DE LIMA ROBERTO, LARISSA APARECIDA COELHO DA SILVA, FERNANDA LIMA DA COSTA, FERNANDA MAYUMI LOURENÇO MUTOU